A endometriose afeta de 10 a 15% das mulheres em idade reprodutiva

A endometriose afeta de 10 a 15% das mulheres em idade reprodutiva

Você sabia que a endometriose afeta de 10 a 15% das mulheres em idade reprodutiva? Cólica menstrual intensa, dificuldade de engravidar, dor durante a relação sexual, inchaço abdominal, ardor ou dor ao urinar são alguns dos sintomas da doença que atinge cerca de 6 milhões de brasileiras, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Mas o que é endometriose e por que é uma doença silenciosa?

A endometriose é uma doença inflamatória que ocorre pela presença e crescimento do tecido endometrial fora da cavidade uterina e do miométrio. A maioria das mulheres que possuem a doença não tem o diagnóstico precoce porque os primeiros sintomas são encarados como naturais para muitas mulheres e comuns no período menstrual, por isso a endometriose é considerada uma doença silenciosa e muitas vezes resulta no atraso do tratamento e complicações como dores incapacitantes, anemia profunda e alterações da fertilidade.

Os principais métodos de diagnóstico da endometriose são a ultrassonografia transvaginal e a ressonância magnética. O tratamento vai de acordo com a intensidade, extensão e localização da doença, entre outros aspectos como idade da paciente e desejo da gestação. Cada caso deve ser tratado individualmente, podendo ser medicamentoso ou cirúrgico.

Aqui no Hospital Aeroporto é realizada ultrassonografia transvaginal para pesquisa de endometriose profunda. Também contamos com equipe de ginecologia preparada para tratar a doença.

Fonte: Associação Brasileira de Endometriose