Começa hoje a 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza e vai até 1° de junho

Começa hoje a 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza e vai até 1° de junho

Começa hoje (23 de abril) a vacina gratuita contra a Influenza disponível nos postos do Sistema Único de Saúde (SUS) para mais de 54 milhões de pessoas que fazem parte do grupo prioritário da 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. A ação do Ministério da Saúde vai até 1° de junho e tem como objetivo mobilizar a população para a prevenção da H1N1.

Em boletim divulgado pela Secretária de Estado da Saúde da Bahia (Sesab), até o dia 14 de abril já foram contabilizados 323 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), com 31 óbitos. 65 desses casos foram confirmados para Influenza, sendo 53 pelo subtipo A H1N1 com 12 casos de morte.

Durante o período da campanha terá o dia D, o dia de mobilização nacional da vacinação. Este será no sábado 12 de maio e, em todo o país, serão 65 mil postos de vacinação, sendo 37 mil de rotina e 28 mil volantes, com envolvimento de 240 mil pessoas. Também estarão disponíveis, para a mobilização, 27 mil veículos terrestres, marítimos e fluviais.

Grupo prioritário

O Ministério da Saúde confirma vacina para 100%  do público-alvo da campanha, que são pessoas a partir de 60 anos; crianças de seis meses a cinco anos; trabalhadores de saúde; professores das redes pública e privada; povos indígenas; gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); pessoas privadas de liberdade – o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas e funcionários do sistema prisional.

A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). De acordo com a coordenadora do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, Carla Domingues, “quando se vacina um grande grupo de pessoas como estamos fazendo, mais de 54 milhões de pessoas há uma diminuição da circulação do vírus e as que não são vacinadas indiretamente ficam protegidas”.

Sintomas

Você sabe qual a diferença entre resfriado, gripe comum e H1N1? Os sintomas são mais intensos na H1N1, por isso fique alerta a: febre, em geral acima de 38°C, dor muscular e de garganta, prostração, cefaleia, tosse seca, calafrios, catarro, ardência nos olhos e cansaço. Assim que perceber um dos sintomas procure um médico para avaliação.

Transmissão

Apesar dos sinais serem em níveis diferentes, a transmissão é a mesma que a gripe comum, por meio das mãos, boca, nariz e olhos. Por isso é importante sempre higienizar as mãos.

Prevenção

Fontes: Ministério da Saúde; SESAB