Como distinguir dores no peito de infarto?

Como distinguir dores no peito de infarto?

Dados do Ministério da Saúde revelam que no país cerca de 300 mil indivíduos por ano sofrem Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), sendo que 30% desses casos chegam a óbito. Segundo a Federação Mundial do Coração (WHF), morrem por ano 18 milhões de pessoas de doenças cardiovasculares, o que representa um terço de todas as causas de morte no mundo. A situação é grave, requer cuidado e informação.

Muita gente costuma associar forte dor no peito a problemas mais graves, como infarto. De fato este é o sintoma mais comum da doença, porém não é o único, às vezes sequer está presente e nem sempre a dor significa que a pessoa esteja realmente infartando. Ou seja, existem muitos dados sobre o assunto que precisam ser esclarecidos antes de haver um palpite ou um diagnóstico precoce. Por isso vamos ajudar você a entender melhor os sintomas de cada problema, auxiliando na distinção das dores no peito. O infarto acontece quando uma ou mais artérias que levam oxigênio ao coração são obstruídas por um coágulo de sangue, formado em cima de uma placa de gordura existente na parede interna da artéria. Então elas não conseguem levar o sangue até o músculo, que começa a morrer.

Sintomas do Infarto

O sintoma mais clássico do infarto é uma dor opressiva na região do tórax, com uma pressão forte no peito, dor nos ombros, braços, queixo e até abdômen. É possível haver ainda suor frio e falta de ar. As dores no peito podem ter durações distintas, variando de 4 a 20 minutos, por exemplo. Contudo, nem sempre uma dor aguda significa infarto. Especialistas explicam que outros problemas de saúde – como gastrite forte, esôfago com refluxo ou pâncreas com pancreatite – podem ocasionar dores semelhantes.

Quando a obstrução das artérias atinge uma área pequena do músculo cardíaco, o infarto pode ser assintomático – também chamado de silencioso. Contudo, o mais comum é que a pessoa apresente uma combinação dos sintomas abaixo:

  • Dor na região torácica: dor no peito irradiando para pescoço, mandíbula, costas, braço ou ombro esquerdo.
  • Falta de ar: a sensação de aperto no peito pode interferir nos pulmões e provocar dificuldade para respirar.
  • Náusea, indigestão, azia ou dor abdominal: estes sintomas são normalmente confundidos com um simples desconforto digestivo, o que requer bastante atenção do especialista para o diagnóstico correto.
  • Tontura: antes de um infarto é possível haver episódios de tonturas, causando arritmias e até desmaios.
  • Suor frio: juntamente com a tontura, o paciente pode relatar suor frio, devido às dores no peito.
  • Fraqueza: sintoma que pode passar despercebido, mas pode ser indicativo de algo mais grave.

E quando não é infarto?

Outras doenças provocam dores no peito, como problemas cardíacos de miocardite e pericardite. Existem ainda outros problemas de saúde que nada tem a ver com o coração e costumam provocar dores no peito. É preciso estar atento para prestar atenção de onde ela vem, com qual duração e se está acompanhada de outros sintomas.

  • Problemas digestivos: problemas de má digestão, refluxo gastroesofágico ou condições que dificultam a deglutição dos alimentos e provocam azia ou queimação podem ocasionar dores no peito. Nestes casos a dor pode ser decorrente de uma queimação na garganta e/ou no esôfago. Cálculos biliares, mais conhecidos como pedras na vesícula, também costumam causar dores abdominais que podem irradiar para região peitoral.
  • Doenças pulmonares: problemas como inflamação da membrana que envolve o pulmão, hipertensão pulmonar ou ainda embolia pulmonar podem causar dor no peito por horas devido à falta de ar.
  • Músculos ou ossos lesionados: algumas doenças provocam danos na parede torácica – como nos casos de inflamação da cartilagem da caixa torácica, fibromialgia, contraturas musculares ou costelas machucadas – e, consequentemente, geram dores no peito.
  • Síndrome do pânico: dores no peito podem ser causadas por distúrbios emocionais, como nos casos de ataque de pânico que possuem sintomas semelhantes aos de um infarto. Alto grau de ansiedade, sentimentos negativos e pensamentos de morte também costumam fazer parte dos sintomas.
  • Síndrome do coração partido: menos comum que a síndrome do pânico, a síndrome é um problema raro que provoca sintomas semelhantes aos de infarto e costumam surgir após períodos de grande estresse emocional que provocam um aumento da produção de hormônios como o cortisol, gerando a contração exagerada de alguns vasos cardíacos. Mulheres após os 50 anos são as pacientes mais comuns da síndrome, que também afeta homens e pessoas com transtornos psiquiátricos.

De qualquer forma, é sempre importante manter em dia seu checkup cardiológico, de modo a monitorar a saúde do seu coração. Sejam por causas físicas ou psicológicas, procurar um especialista no assunto é sempre a melhor maneira de prevenir problemas futuros. O Hospital Aeroporto conta com uma equipe multidisciplinar de capaz de auxiliar nos devidos cuidados aos pacientes com dores no peito.