Dor nas costas: entenda o aumento durante a pandemia

Dor nas costas: entenda o aumento durante a pandemia

A pesquisa no Google pelo termo “dor nas costas” teve crescimento de 76% desde o início da pandemia no Brasil, de acordo com o Google Trends, serviço de análise de tendências do buscador. Essa aumento da busca pode estar relacionado com o isolamento social, já que as pessoas têm passado mais tempo em casa e movimentado menos o corpo, é o que explica Dr. Alexandre Andrade, médico ortopedista especialista em coluna do Hospital Aeroporto.

“Existem alguns fatores que estão levando ao surgimento ou persistência da dor lombar, o primeiro deles é que, devido à pandemia, as pessoas estão passando mais tempo em casa e reduzindo ou deixando de fazer atividade física. Além disso, as pessoas estão mais ansiosas e na hora de dormir estão com o sono irregular, então aquela virada de um lado para o outro pode desencadear dores nas costas”, alerta.

A ansiedade não só afeta a qualidade do sono como também pode provocar o aumento de peso. De acordo com o especialista, as pessoas ansiosas acabam comendo mais, o que pode fazer com que ganhem peso e elevem a sobrecarga na coluna causando sérios danos à região. A somatória da redução de exercícios, má qualidade do sono e ganho de peso acabam ocasionando ou intensificando as dores na lombar.

Home Office inadequado

A adaptação do trabalho home office em ambientes ergonomicamente inadequados, já que não foram projetados para essa finalidade, podem desencadear dores localizadas e má postura, como explica o médico “Existem estudos sobre a cadeira adequada para cada tipo de profissão. Uma pessoa que mexe com computador, por exemplo, a cadeira precisa ser com flexão do pé, tem que ter um encosto na região lombar para manter a lordose, e em casa, muitas vezes, não há essa estrutura e nem a devida preocupação.”

Avaliação Médica

Vale o alerta também que pesquisas na internet devem ser feitas de forma consciente para informação e não substitui a necessidade de uma consulta médica. “Não existem receitas e curas milagrosas, é necessária uma avaliação do especialista para o tratamento adequado do paciente com dor recorrente. Se você sente dor e essa dor começa a ficar frequente não adianta você tomar medicação por conta própria ou fazer um tratamento sem a indicação do especialista”, alerta Dr. Alexandre.