Encontro reúne especialistas e pacientes para debater sobre a obesidade

Encontro reúne especialistas e pacientes para debater sobre a obesidade

Na última segunda-feira, 9 de abril, o Hospital Aeroporto recepcionou o Encontro Multidisciplinar de Combate à Obesidade realizado pelo Instituto Baiano de Obesidade, coordenado pelo Dr. Daniel Proença (CRM 21.612), cirurgião geral e bariátrico.

Durante o evento o Dr. Daniel e sua equipe explicaram sobre a importância do tratamento multidisciplinar para o paciente obeso, as técnicas e tratamentos utilizados e esclareceram as dúvidas sobre a cirurgia bariátrica, pré e o pós-operatório.

Com o auditório cheio, a psicóloga Juliana Endraos (CRP 03/15025) deu início a palestra focando no comportamento dos pacientes obesos, principalmente em relação à alimentação, salientando a diferença entre fome e desejo de comer. A profissional também ressaltou a importância do suporte familiar ao obeso, principalmente durante o início tratamento.

A nutricionista Graciele Simões (CRN 4850) esclareceu sobre a alimentação e dieta durante e após o tratamento da obesidade. Além disso, a especialista falou sobre os hábitos saudáveis, complementando as dicas da colega e abrindo o diálogo para a fisioterapeuta Thais Borges (CRF 7-181096-F) ressaltar o auxílio da atividade física, explicar sobre a postura correta e as consequências que a obesidade tem no corpo, principalmente na parte ortopédica.

Por fim, Dr. Daniel apresentou os tratamentos, falou da cirurgia bariátrica e desfez  mitos como, por exemplo, a ideia que a cirurgia é apenas por estética. O médico também esclareceu as dúvidas dos pacientes presentes e dos usuários que estavam acompanhando a palestra pela live realizada no instagram.

Para Henrique Sacramento, 37, que sempre está presente nas palestras organizada pelo IBO “é sempre bom estar esclarecendo as dúvidas dos pacientes, principalmente do grupo da cirurgia bariátrica. Mesmo para quem não precisa fazer a cirurgia é importante conhecer melhor sobre a obesidade, seus tratamentos, o uso correto da alimentação e atividade física”.

Zoraide Pinho, 44, concorda com o colega de reunião e ainda acrescenta sobre a experiência “o bate-papo foi muito bom, abriu minha mente a respeito da cirurgia bariátrica, conseguiu esclarecer todas as minhas dúvidas, já me tornei paciente do Dr. Daniel”