Hospital Aeroporto treina equipe para a assistência a pacientes com coronavírus.

Hospital Aeroporto treina equipe para a assistência a pacientes com coronavírus.

O coordenador do serviço de infectologista do Hospital Aeroporto, Antônio Bandeira, reuniu as equipes assistenciais e administrativas para definir medidas para identificar precocemente qualquer paciente que tenha suspeita de portar o coronavírus. As medidas são necessárias porque é importante que, desde a recepção, estes casos tenham um tratamento especial para evitar o contágio a outros pacientes.

As infecções por coronavírus causam doenças respiratórias, que em alguns casos podem ser graves. As investigações sobre o tipo de coronavírus que tem causado mortes na China ainda estão em andamento. Mas a Organização Mundial de Saúde já declarou que o risco global de contaminação é alto, sendo que na China é muito alto, onde o número de mortos já é de 106 pessoas e 40 milhões de habitantes estão em quarentena. Outros 12 países, em 3 continentes já reportaram casos. No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, ainda não registro de casos suspeitos.

Como ocorre o contágio pelo coronavírus

A transmissão do coranavírus ocorre pelo ar ou por contato com secreções contaminadas, como saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, ou ainda contato com objetos contaminados seguidos de contato com a boca, nariz ou olhos. Portanto, segundo Dr Bandeira, a recomendação é que pessoas que estejam com doenças respiratórias utilizem máscaras cirúrgicas e que todos tenham cuidado especial com a higiene das mãos. Os aeroportos brasileiros estão instalando dispensadores de álcool gel para que os passageiros possam se prevenir.

Hospital Aeroporto se prepara para receber possíveis casos de pacientes com coronavírus

Dr Bandeira esclarece que o Hospital Aeroporto tem posição estratégica para o atendimento aos pacientes que possam apresentar o conronavírus, porque está próximo ao aeroporto internacional e ao litoral norte, onde há grande fluxo de turistas. O hospital tem leitos de isolamento aptos a receber pacientes que tenham suspeita de portar o vírus. O tratamento indicado é repouso, medicação para febre e dor, e consumo de líquidos. A medida fundamental é a identificação rápida e o isolamento do paciente para evitar o contágio de outras pessoas.