1ª Jornada de Endoscopia de Coluna da Bahia

1ª Jornada de Endoscopia de Coluna da Bahia

A Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta que 80% da população mundial terá ao menos um episódio de dor na coluna durante a vida, desses, 20% possuem dores crônicas. Essa é segunda maior causa de afastamento do trabalho, mas novas técnicas cirúrgicas vêm chamando a atenção por apresentar vantagens na rapidez da recuperação do paciente.

De acordo com Dr. Alexandre Andrade, ortopedista do Hospital Aeroporto, a cirurgia endoscópica da coluna é minimamente invasiva e oferece ao paciente menos tempo de internamento hospitalar, alívio da dor imediato, rápida recuperação e retorno da atividade trabalhista e das atividades normais, como dirigir, entre 15 a 20 dias após o procedimento.

“Antigamente (na cirurgia tradicional) o paciente tinha 3 a 4 dias de internamento hospitalar, às vezes internamento em UTI, precisando tomar sangue porque são cirurgias grandes, colocar parafusos, cages, além de uma recuperação operatória podendo levar de 4 a 6 meses de afastamento de trabalho”, Dr. Alexandre aponta a diferença.

O médico explica que muitas patologias são resolvidas com o tratamento conservador, que é o primeiro tratamento oferecido aos pacientes. “Na continuidade da dor ou em caso de uma compressão de estruturas neurológicas e nervosas, sendo necessário descomprimir, é indicado o tratamento cirúrgico. A hérnia de disco, por exemplo, é que causa esse tipo de compressão mais comumente na população mundial”.

I Jornada de Endoscopia de Coluna da Bahia
A cirurgia endoscópica de coluna vem ganhando crescente interesse. Com isso, sábado (08/06), das 8h às 18h, acontecerá a I Jornada de Endoscopia de Coluna da Bahia, no Hotel Intercity Aeroporto, um evento que vai reunir grandes nomes do Brasil para informações a respeito da cirurgia endoscópica de coluna e troca de experiências.

Das 14h às 17h30, serão realizadas duas cirurgias no Hospital Aeroporto, transmitidas ao vivo. Nos preparativos de uma cirurgia para outra, será feita a discussão de casos e durante as cirurgias perguntas e respostas simultaneamente.

Confira a programação: