Hospital Aeroporto inaugura nova emergência adulta

Hospital Aeroporto inaugura nova emergência adulta

As novas instalações da emergência trouxeram maior capacidade de atendimento e mais agilidade na assistência.

A nova unidade de Emergência Adulta do Hospital Aeroporto iniciou suas atividades no mês de abril. O espaço totalmente reformado tem projeto arquitetônico que trouxe mais acolhimento e conforto, mantendo os preceitos de segurança para pacientes e profissionais. Além das novas instalações também foram adquiridos novos equipamentos e mobiliário.

Foram acrescidos cinco novos leitos, ampliando a capacidade de atendimento de 150 para 250 pacientes por dia. O projeto tem também o foco na melhoria do fluxo sequencial de atendimento, de acordo com a complexidade de cada paciente.

O serviço de emergência que é referência na região de Lauro de Freitas e litoral norte está disponível para tratar todas as situações emergenciais, atuando de forma integrada às unidades: Terapia Intensiva (cardiológica e geral), Cardiologia, Hemodinâmica, Neurocirurgia, Cirurgia Geral, Ortopedia, Urologia, Angiologia, e demais especialidades.

“Estamos preparados para atender casos de média e alta complexidade, dispondo dos melhores recursos em toda a unidade hospitalar. Temos dois novos leitos para estabilização rápida do paciente na emergência, já que o tempo é determinante para evitar sequelas de alguns quadros mais urgentes, como um AVC, por exemplo”, explica o Dr Robinson David, coordenador do serviço.

Acolhimento com classificação de risco

O serviço de emergência segue o método internacional para classificação de risco do Protocolo de Manchester. O objetivo deste protocolo é prestar atendimento imediato ao paciente mais complexo, garantindo o melhor prognóstico para todos aqueles que procuram o pronto atendimento, independente da ordem de chegada.

Logo ao chegar à emergência, o paciente passa pelo acolhimento com a equipe de enfermagem, que classifica sua gravidade clínica e define a prioridade de atendimento. “A aplicação dos protocolos assegura a qualidade do atendimento nas situações mais diversas, independentemente do volume de pacientes”, destaca Jaqueline Resende, enfermeira líder da emergência.

A líder também destacou que a equipe está motivada com o novo espaço “Com a área em funcionamento, estamos agora na fase de evolução dos processos, visando garantir ainda mais agilidade e qualidade na assistência ao paciente. Já recebemos elogios dos pacientes e acompanhantes, que ressaltaram o conforto nas acomodações”.

Para  Simone de Monteiro Santos que foi ao hospital acompanhando seu pai, a nova emergência está atendendo às expectativas. “O espaço é bastante confortável e higienizado, além de ter um ótimo atendimento e atenção dos profissionais.”