Incontinência urinária: o que é e como identificar

Incontinência urinária: o que é e como identificar

A incontinência urinária é a perda involuntária de urina. A vontade frequente de urinar, as gotas de urina que ficam na cueca ou calcinha depois de ir ao banheiro e também a perda de urina em momentos de esforços (tossindo, rindo, se exercitando ou movimentando-se) são alguns sintomas que podem identificar a condição.

Frequente entre mulheres e homens, o problema pode ser causado por diversos fatores como: comprometimento da musculatura dos esfíncteres ou do assoalho pélvico, gravidez e parto, envelhecimento natural da bexiga, tumores malignos e benignos, cirurgias de prostáticas e até mesmo aumento da próstata.
Outros problemas de saúde podem desencadear a incontinência urinária:
– obesidade
– diabetes
– insuficiência
– cardíaca
– distúrbios cognitivos
– doença pulmonar obstrutiva crônica
– distúrbios do sono
– Parkinson
– AVC e outros distúrbios neurológicos

Tratamento
Procure um médico para realizar o diagnóstico e tratamento adequado. No Hospital Aeroporto, o serviço de Urologia disponibiliza atendimento em consultório e emergência e está apto a atender todos os tipos de patologias urológicas e realizar tratamento cirúrgico de pequeno e grande porte.

Prevenção
É importante adotar hábitos saudáveis, tratar os fatores de risco listados acima, evitar o tabagismo e a alimentação inadequada. Exercite-se e faça seus exames de check-up regularmente.

Fonte: Guia de Informações sobre a Saúde do Homem – Sociedade Brasileira de Urologia (SBU)
Ministério da Saúde