O Hospital Aeroporto apoiou a realização da 1ª Jornada de Endoscopia de Coluna da Bahia

O Hospital Aeroporto apoiou a realização da 1ª Jornada de Endoscopia de Coluna da Bahia

O Hospital Aeroporto apoiou a realização da 1ª Jornada de Endoscopia de Coluna da Bahia, que aconteceu neste sábado (8), apresentando aos profissionais da área uma técnica inovadora para curar problemas de coluna, que é utilizada em países como China, Estados Unidos e Alemanha, além do Brasil. No lugar de bisturis e pinças, é utilizada alta tecnologia com câmeras e instrumentos de proporção reduzida.

O cirurgião do Hospital Aeroporto, Dr Alexandre Machado Andrade, ortopedista e traumatologista com especialização em Endoscopia da Coluna pela USP, é o idealizador do evento e explica que a endoscopia da coluna pode proporcionar ao paciente alta médica no mesmo dia. “Por esse método, após anestesia local e sedação é feita uma pequena incisão. Por ela é inserida uma cânula pela qual passará um dispositivo com uma pequena câmera acoplada. Dessa maneira, conseguimos retirar a hérnia e na maioria dos casos o paciente recebe alta no mesmo dia. Além disso, em 15, 20 dias normalmente ele pode retornar às suas atividades”, explicou o especialista.

O médico ainda aponta a diferença do novo método para a cirurgia tradicional  “antigamente, na cirurgia tradicional, o paciente tinha 3 a 4 dias de internamento hospitalar, às vezes internamento em UTI, precisando tomar sangue porque se tratar de grandes cirurgias, colocar parafusos, cages, além de uma recuperação operatória podendo levar de 4 a 6 meses de afastamento de trabalho. Já a cirurgia endoscópica da coluna é minimamente invasiva e oferece ao paciente menos tempo de internamento hospitalar, alívio da dor imediato, rápida recuperação e retorno da atividade trabalhista e das atividades normais, como dirigir, em menos tempo”.

A técnica endoscópica da coluna é normalmente utilizada nas cirurgias de hérnia de disco na região lombar, mas pode ser aplicada em descompressões medulares em todas as regiões da coluna. O procedimento é considerado uma evolução da cirurgia tradicional, pois o fato de usar retratores especiais e microscópio faz com que seja possível diminuir significativamente a agressão aos tecidos, a dor pós-operatória e o tempo de recuperação.

A cirurgia endoscópica é uma técnica inovadora na Bahia, foi realizada no centro cirúrgico do Hospital Aeroporto e teve transmissão ao vivo aos participantes do evento.