Tecnologia a favor da visão

Tecnologia a favor da visão

Estima-se que o Brasil já registra mais de 1 milhão de casos de glaucoma, embora o número possa ser ainda mais elevado, já que a grande maioria dos portadores desconhecem a doença, considerada silenciosa.

O glaucoma é um grupo de doenças dos olhos que causa dano progressivo ao nervo óptico no ponto onde ele deixa o olho transportar informações visuais para o cérebro. Se não for tratada, a maioria dos tipos de glaucoma (sem aviso, nem sintomas óbvios para o paciente) avança e gradualmente agrava os danos visuais, podendo levar à cegueira irreversível.

A falta de diagnóstico é um dos entraves a serem superados para diminuir os casos de perda de visão por glaucoma. A tecnologia associada à oftalmologia é uma importante aliada no diagnóstico precoce das doenças visuais e no tratamento das mesmas. Hoje, já existem equipamentos capazes de fazer o diagnóstico do problema antes que ele se desenvolva.

Tecnologia de última geração

Um dos mais modernos na área é o aparelho OCT Triton Plus, tomógrafo de coerência óptica que faz análise detalhada da retina e mostra se há indícios de degeneração do nervo óptico, um dos sinais do glaucoma, antes que ele comece e avance.

Único aparelho na região de Lauro de Freitas, e um dos poucos em Salvador, a tecnologia de última geração já está sendo utilizada com boas experiências no serviço de oftalmologia do Hospital Aeroporto.

Atendimento global

O serviço de oftalmologia do hospital está preparado para atender o paciente desde a prevenção, passando pelo diagnóstico preciso e precoce, até chegar nas soluções das enfermidades, sejam elas cirúrgicas, medicamentosas ou orientações.

“O atendimento global do paciente, tratando todos os pontos em um só local, facilita o tratamento e oferece mais conforto ao usuário. Além disso, a parceria com outras especialidades permite que as doenças relacionadas, como diabetes, sejam detectadas e tratadas de forma precoce, o que é fundamental para a saúde do paciente”, destacou Filipe Baracho, coordenador do serviço de oftalmologia.

Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI)

Com o exame de retina realizado pelo OCT Plus é possível diagnosticar o surgimento da degeneração macular relacionada à idade (DMRI) antes mesmo do aparecimento dos primeiros sintomas.
Pessoas de mais de 50 anos com familiares próximos que tiveram DMRI, que têm pele e olhos claros (azuis ou verdes), fumantes, obesos ou que se expuseram demais à radiação solar são os que devem ficar mais atentos ao surgimento dos sintomas.

Redobre o cuidado

Diabéticos, crianças, adultos acima de 40 anos e idosos acima de 60 anos devem ter ainda maior atenção aos cuidados com a visão. “A maioria das doenças oculares que causam cegueiras são tratáveis se a pessoa tiver chance de um diagnóstico e um tratamento precoce. Por isso, a consulta preventiva é de extrema importância”, finaliza Filipe Baracho, especialista em retina e vítreo.