MAPA

M.A.P.A. é a sigla de Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial. É o exame que mede a pressão arterial ao longo das 24 horas do dia, para a obtenção do registro da pressão arterial durante as atividades rotineiras e o sono.

Os resultados do exame podem facilitar o diagnóstico e acompanhamento de pessoas com problemas de pressão arterial. Além disso, possibilita a avaliação da eficácia do tratamento anti-hipertensivo.

Realização do exame

No dia e horário agendados, é feita a instalação do aparelho no paciente, que permanece com ele durante 24 horas. Em intervalos regulares, o monitor insufla a braçadeira e registra a pressão obtida.

Será fornecido ao paciente um impresso para registro das atividades diária, onde devem ser anotados os horários em que se alimentou, dormiu, assim como eventuais sintomas e atividades importantes.

Após às 24 horas, o paciente retorna ao local do exame para retirada do aparelho, seus registros serão passados para o computador e o médico irá fazer a avaliação dos dados, indicando o tratamento mais adequado.

Preparo

  • Tomar banho antes do exame, pois não é recomendado a retirada do aparelho durante o exame.
  • Trazer um cinto de sua preferência para colocação do monitor na cintura.
  • Trazer a lista de medicamentos que usa com dose e horários preconizados.
  • Seguir a orientação do seu médico sobre a utilização das medicações de uso crônico e sobre a prática de exercícios físicos nas 24 horas que antecedem o exame.

No dia do exame

O paciente deve chegar ao hospital 20 minutos antes do horário agendado e levar a solicitação médica, assinada e carimbada, a carteira do convênio e um documento de identificação. Se for particular, bastam a identificação e a solicitação médica.

Agendamento

Central de marcação: (71) 3288-8120.

De segunda a sábado, das 7h às 19h.

Para agendar pelo plano de saúde:  é importante que o paciente tenha em mãos a solicitação médica, assinada e carimbada, a carteira do convênio e um documento de identificação.

Particular: para agendar o exame é importante que o paciente tenha em mãos a solicitação médica, assinada e carimbada, e um documento de identificação.