Adiar a busca por assistência médica pode agravar casos de Covid-19

Adiar a busca por assistência médica pode agravar casos de Covid-19

Segundo Dr. Antônio Bandeira, médico infectologista do Hospital Aeroporto, pessoas com mais de 40 anos, especialmente aquelas que tenham doenças como hipertensão, diabetes, cardiopatias, obesidade ou doenças respiratórias devem buscar uma unidade de emergência hospitalar sempre que tenham alguma suspeita do novo coronavírus. Os sintomas da Covid-19 são diversos e nem sempre todos estão presentes, é necessário ter atenção com desconforto respiratório, sensação de desmaio, perda de paladar e olfato, febre, tosse, coriza, dor de garganta, dor de cabeça e diarreia.

No Hospital Aeroporto os pacientes com problemas respiratórios realizam exames clínicos, laboratoriais e, se necessário de imagem. Assim, o médico pode avaliar o paciente e orientar para o tratamento em casa ou, se necessário, para que fique em internamento no hospital.

Doença grave

Há três meses o Hospital Aeroporto recebia o primeiro paciente com Covid-19, desde então, a equipe da unidade de tratamento intensivo já acumula um importante aprendizado no tratamento da doença. Regina Oliveira, médica intensivista alerta que a Covid-19 é uma “doença grave, de evolução muito rápida, multifacetada e avassaladora”, por isso a procura por assistência médica é fundamental. A médica diz que hoje já se tem mais segurança para lidar com os pacientes críticos, a equipe de cuidados intensivos possui mais domínio da situação com o desenvolvimento de protocolos, mesmo considerando que a evolução de cada paciente é diferente e exige um plano de cuidado individual.

Fluxos separados

Ao chegar ao Hospital Aeroporto, o cliente terá acesso a três fluxos de atendimentos independentes, assim garantimos que os pacientes que não tenham sintomas de doenças respiratórias circule em locais diferentes do utilizado pelos pacientes com sintomas respiratórios, que tem uma unidade de emergência e UTI exclusivas.

Essas medidas de segurança também são repetidas na área de exame por imagem e nas cirurgias, seguindo protocolos rígidos que garantem a continuidade de todos os tratamentos de saúde.

A equipe está preparada com equipamentos de proteção seguindo as normas mais exigentes de segurança e são profissionais diferentes para cada fluxo de atendimento.