Aumento dos casos confirmados de sarampo no Brasil dispara alerta

Aumento dos casos confirmados de sarampo no Brasil dispara alerta

Os recentes casos confirmados de sarampo nos estados do Amazonas, Roraima, Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro deixaram um alerta para o risco de proliferação da doença pelo país.

Este ano, o Brasil já soma 1.053 casos confirmados da doença, patamar que não era registrado desde 1999. A situação ameaça o país de perder o título de eliminação do sarampo que recebeu da OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde) em 2016.

A doença

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmitida pela fala, tosse e espirro, e extremamente contagiosa, mas que pode ser prevenida pela vacina. Pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. As complicações infecciosas contribuem para a gravidade da doença, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. Em algumas partes do mundo, a doença é uma das principais causas de morbimortalidade entre crianças menores de 5 anos de idade.

Os principais sintomas são: febre alta, acima de 38,5°C, erupção e vermelhidão na pele, tosse, coriza, conjuntivite e manchas brancas que aparecem na mucosa bucal, conhecida como sinal de koplik, que surgem de 1 a 2 dias antes do aparecimento das erupções na pele. Ao notar qualquer sintoma, o primeiro passo é procurar uma unidade de saúde, e evitar a automedicação.

O sarampo é transmitido pelo contato direto com a secreção do doente (ao espirrar, tossir ou falar), pela mão (tocando objetos infectados e depois levando-a à boca ou nariz) e pelo ar, em ambientes fechados. A transmissão ocorre de quatro a seis dias antes e até quatro dias após o aparecimento das manchas na pele. O período de maior risco ocorre dois dias antes e dois dias depois.

Cenário na Bahia

No ano de 2018, 46 casos de suspeita de sarampo foram identificados na Bahia. Desses, 23 foram descartados e outros 23 estão sob análise do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen). Dos 417 municípios da Bahia, 60 têm alto risco de surto de sarampo e 12 têm muito alto risco, de acordo com levantamento da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). O nome das cidades, contudo, não foi divulgado.

Mesmo sem nenhum caso confirmado até o momento, a Sesab preparou um plano de emergência para alertar os municípios sobre a importância da cobertura vacinal, pois o risco de importação viral na Bahia é considerado elevado por conta do intenso fluxo turístico do estado.

Campanha de vacinação

A vacinação contra o sarampo é a única maneira de prevenir a doença. Neste ano, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo será realizada entre 6 e 31 de agosto, sendo o dia 18 de agosto o dia de mobilização nacional – o ‘Dia D’. Nesta campanha as crianças devem ser levadas aos serviços de saúde mesmo que tenham sido vacinadas anteriormente.

Indicação da vacina

O esquema vacinal contra o sarampo para crianças é de uma dose aos 12 meses (tríplice viral) e outra aos 15 meses (a tetra viral) de idade.

Para adolescentes e adultos até 49 anos:

  • Até os 29 anos – duas doses, podendo ser da tríplice ou tetra viral
  • Dos 30 aos 49 anos – dose única, podendo ser da tríplice ou tetra viral
  • Quem já tomou duas doses durante a vida, da tríplice ou da tetra, não precisa mais receber a vacina.
  • Se não há comprovação de vacinação nas faixas indicadas, há necessidade de adultos receberem a vacina. Não há risco para a saúde.

Viajantes

Após a introdução da vacinação contra o sarampo a incidência da doença reduziu drasticamente, no entanto epidemias podem ocorrer a cada 2 ou 3 anos nos países onde a cobertura vacinal é baixa como é o caso de alguns países da Europa, África e Ásia.

Neste sentido, reforça-se que viajantes com destinos internacionais procurem um posto de saúde pelo menos quinze dias antes da viagem, para serem avaliados e vacinados, caso necessário.

Não devem receber a vacina:

  • Casos suspeitos de sarampo
  • Gestantes – devem esperar para serem vacinadas após o parto. Caso esteja planejando engravidar, assegure-se que você está protegida. Um exame de sangue pode dizer se você já está imune à doença.
  • Menores de 6 meses de idade
  • Imunocomprometidos