Cirurgia minimamente invasiva permite a correção do joanete

Cirurgia minimamente invasiva permite a correção do joanete

Nos últimos anos, as cirurgias do pé e tornozelo têm evoluído muito com a aplicação de técnica minimamente invasiva, também chamada de cirurgia percutânea. Nesta técnica, em que são feitos apenas pequenos furos de cerca de dois milímetros para a introdução de instrumentais especiais se corrige grande parte das patologias de pé e tornozelo. O cirurgião ortopedista Fernando Delmonte já realiza no Hospital Aeroporto a correção de joanete com a utilização desta técnica minimamente invasiva, sendo o primeiro médico na Bahia a utilizá-la. “A grande vantagem deste tipo de cirurgia é que provoca menos lesão de partes moles (pele, músculo, ligamentos, tendões e vasos), o que torna o pós-operatório muito mais confortável e seguro para o paciente, porque reduz o risco de infecções e evita problemas no processo de cicatrização”, explica Fernando Delmonte.

 

Correção do joanete

O joanete, que tem o nome científico de hallux valgus, é uma deformidade que ocorre na articulação entre o dedão e o restante do pé (falange-metatarso) e provoca o aumento do volume e muita dor na região. O que parece ser o osso saltando do pé é um desequilíbrio da estrutura óssea e ligamentar. O joanete pode ter origem genética, mas, na maioria das vezes, é causado por alterações biomecânicas causadas pelo uso de calçados inadequados, principalmente os calçados femininos com bico fino e saltos elevados. Por isso a incidência nas mulheres é bem mais elevada.

A única forma de curar o joanete é com a cirurgia, que reestabelece o equilíbrio biomecânico. Na técnica convencional, o paciente necessita de diversos dias até que possa andar novamente, com a cirurgia percutânea ou minimamente invasiva, o paciente pode andar logo depois da cirurgia e retomar suas atividades normais em pouco tempo.

Além do joanete, as cirurgias percutâneas também podem ser usadas para tratamento dos dedos em garra, matatarsalgia (dor plantar aos metatarsos), fasceite plantar (esporão calcâneo), desvios angulares do médio e retropé (pé plano e pé cavo), pé diabético e clinodactilia (dedos com deformidades). Muitas vezes, como é possível manter a integridade da pele, músculos, tendões e ligamentos, as correções podem ser feitas por meio da utilização de curativos especiais, sem a necessidade de colocação de placas, parafusos ou pinos.

Como a cirurgia é feita sem a visualização direta, Fernando Delmonte chama a atenção que “a técnica percutânea exige que o médico tenha conhecimento anatômico tridimensional, muita habilidade técnica e experiência com a cirurgia convencional”.

Cuidados com os pés

Em geral, os pés não recebem toda a atenção que merecem. Mas alguns cuidados básicos na escolha dos calçados e na higiene, podem contribuir para que sejam mantidos com saúde.

  • Realizar a higiene diária
  • Manter unhas limpas e cortadas
  • No calor, evitar que fiquem com meias molhadas de suor
  • Usar calçados mais largos na parte da frente
  • Usar solado acolchoado e sem costuras internas
  • Evitar o uso de salto alto todos os dias e por longos períodos
  • Solado com plataformas de 2 ou 3 cm são recomendáveis
  • Evitar calçados desconfortáveis, sempre que algo estiver incomodando deve ser visto como um sinal de alerta
  • Sapatos de uso contínuo, devem ser trocados a cada seis meses
  • Sandálias rasteiras e chinelos não devem ser usados todo o tempo
  • Atenção para as calosidades, elas são uma reação do organismo tentando fortalecer aquela área de atrito, portanto precisam ser avaliadas por um ortopedista.