Doenças de verão: cuidados para aproveitar a estação mais quente do ano

Doenças de verão: cuidados para aproveitar a estação mais quente do ano

O final de dezembro marca o início da estação mais quente do ano: o verão. Com o aumento das temperaturas, aumenta também o número de casos de algumas doenças típicas da época. Período de férias para muita gente, o verão é marcado pela combinação de praia, calor, piscina, comidas de rua, festas populares, entre outros. Entretanto, é justamente em meio a tanta diversão que muitos se esquecem de se cuidar e ficam mais expostos aos riscos de doenças, problemas de pele e desenvolvimento de fungos e bactérias.

Saiba quais são as principais doenças de verão e os cuidados que você deve ter para evitá-las.

 

  1. Desidratação: perda excessiva de líquidos e sais minerais em decorrência do calor – período em que o organismo necessita de mais água para manter a temperatura ideal do corpo. O consumo mínimo de água para um adulto deve ser de 2,5 litros, considerando também a ingestão de sucos e chás. Já cervejas e refrigerantes não são recomendados, pois têm efeito diurético. A desidratação pode causar enjoos, mal estar, fraqueza, dores de cabeça, febre, ressecamento de mucosas e desencadear outras doenças. É recomendado ingerir muito líquido, consumir alimentos frescos e leves, usar roupas adequadas para a estação e permanecer em ambientes bem arejados.
  2. Insolação: a exposição prolongada à radiação solar pode causar insolação. Vale ressaltar que mesmo com o tempo nublado é possível ter o problema e seus principais sintomas são febre, dor de cabeça, pele seca, enjoo, queimaduras na pele e até desmaios. Para evitar a insolação não se esqueça de usar filtro solar e evite se expor ao sol quando ele está mais forte – entre 10h e 16h.
  3. Otite: formada por uma inflamação dos ouvidos, é muito comum no verão por conta do acúmulo de água do mar ou da piscina no canal auditivo, provocando dores fortes e muito incômodas. Recomenda-se que a pessoa não fique submersa por muito tempo e, caso haja dor no ouvido, saia imediatamente da água.
  4. Intoxicação alimentar: causada por vírus e bactérias que se proliferam nos alimentos, especialmente em ambiente quentes, com falta de higiene no preparo e conservação inadequada das comidas. Seus principais sintomas são dores abdominais, vômito, febre e diarreia. Para evitar o problema fique sempre atento à higiene do local, odor e aparência da comida, além de evitar alimentos de origem duvidosa.
  5. Micose: provocada pela proliferação de fungos em alguma parte do corpo que é, normalmente, mais quente e úmida e já favorece a reprodução desses microrganismos. No verão a situação é agravada e as micoses se tornam mais frequentes. Seus sintomas mais claros são forte coceira, vermelhidão e ressecamento da pele. Mantenha seu corpo bem seco, especialmente nas áreas de dobras como virilha, axilas e entre os dedos das mãos e dos pés. Evite sapatos fechados, use roupas leves e não compartilhe objetos de uso pessoal.
  6. Conjuntivite: transmitida facilmente por meio da água do mar ou piscina, a conjuntivite bacteriana é mais comum no verão e caracteriza-se por olhos vermelhos, inchados, com ardência ou secreção. Recomenda-se que não abra os olhos embaixo d’água, evite compartilhar objetos pessoais (como toalhas, por exemplo), não coce os olhos e não fique muito próximo de quem está com a doença. Para o melhor tratamento da conjuntivite, procure um médico especialista.

 

Com os devidos cuidados, é possível aproveitar bem e com saúde todo o verão. Mas se mesmo assim surgir algum problema, não deixe de consultar seu médico ou procurar uma unidade de saúde mais próxima de sua casa.