Fachada do Hospital é iluminada em homenagem ao Julho Amarelo

Fachada do Hospital é iluminada em homenagem ao Julho Amarelo

Fonte: Ministério da Saúde

Iluminamos a nossa fachada em apoio ao Julho Amarelo, mês de luta contra a hepatite viral. A falta de conhecimento sobre a doença é um grande desafio, por isso é importante reforçar as informações sobre a prevenção e o controle da doença.

Esse tipo de inflamação do fígado pode ser causado por vírus – classificados pelas letras do alfabeto em A, B, C, D (Delta) e E – ou pelo uso de medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas.

Sintomas

– Cansaço;
– Febre;
– Mal-estar;
– Tontura;
– Enjoo,
– Vômito;
– Dor abdominal;
– Pele e olhos amarelados;
– Urina escura;
– Fezes claras.

Como a forma viral da doença pode ser assintomática, é recomendado que todas as pessoas com mais de 45 anos façam o teste regularmente.

Classificação do Vírus

– Hepatite A: tem o maior número de casos e está diretamente relacionada às condições de saneamento básico e de higiene. É uma infecção leve e se cura sozinha. A vacina é um dos seus meios de prevenção.

– Hepatite B: é o segundo tipo com maior incidência e atinge maior proporção de transmissão por via sexual e contato sanguíneo. A melhor forma de prevenção é a vacina, associada ao uso do preservativo.

– Hepatite C: tem como principal forma de transmissão o contato com sangue. É considerada a maior epidemia da humanidade, atualmente, sendo cinco vezes superior à AIDS/HIV. Ela é a principal causa de transplantes de fígado e pode causar cirrose, câncer de fígado e morte. Infelizmente, para esse tipo viral não há vacina.

– Hepatite D: apesar de ser transmitida pelo vírus da hepatite D, ocorre apenas em pacientes infectados pelo vírus da hepatite B. Assim, a vacinação contra esta última também previne a infecção pela primeira.

– Hepatite E: causada pelo vírus da hepatite E (VHE) e transmitida por via digestiva (transmissão fecal-oral), é responsável por grandes epidemias em certas regiões. Mulheres grávidas que forem infectadas podem apresentar formas mais graves da doença.