Hospital Aeroporto é um líderes na identificação das bactérias multirresistentes

Hospital Aeroporto é um líderes na identificação das bactérias multirresistentes

O Hospital Aeroporto, em parceria com o Laboratório LPC, é um dos primeiros no Estado a inaugurar o teste CORIS – exame rápido e preciso capaz de identificar a presença de bactérias multirresistentes no indivíduo. Dr Antônio Bandeira, coordenador do serviço de infectologia do Hospital Aeroporto, explica que este teste permite identificar, em 15 a 20 minutos, bactérias multirresistentes como KPC, NDM—1 e OXA-38, em contraposição aos métodos convencionais que levam de 24 a 48h para apresentar resultados.

“Para qualquer bactéria que mostre padrão de multirresistência, estamos realizando o teste imediatamente. Ao identificarmos este tipo de bactéria, podemos escolher o tratamento correto, por meio do antibiótico selecionado que irá atuar de forma direcionada e precoce, salvando vidas”, ressalta.

É importante evidenciar que as bactérias resistentes a antibióticos já não são um problema restrito ao ambiente hospitalar no Brasil. Um estudo recente apoiado pela Fapesp, publicado no Journal of Global Antimicrobial Resistance, alerta sobre patógenos multirresistentes estarem circulando na população em geral.

Pesquisadores chamam a atenção para as bactérias da espécie KPC (Klebsiella pneumoniae carbapenemase), grupo que mais causa infecções hospitalares e tem mais resistência a antibiótico, por produzir enzima capaz de inativar os fármacos mais potentes para o tratamento de infecções graves.

Em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, foram analisadas espécies de K. pneumoniae na urina de 48 pessoas com infecção urinária na região. Cientistas revelam que 29 dessas amostras (60,4%) continham versões da bactéria não vulneráveis a três ou mais classes de antibióticos, consideradas multirresistentes.

A KPC pode integrar a microbiota de um indivíduo durante anos sem causar nenhum problema em sua saúde, mas caso haja queda na imunidade, o micro-organismo pode se manifestar de diversas formas causando infecções pulmonares e urinárias, feridas (cirúrgicas ou escaras) ou até mesmo sepse.  Por isso é muito importante investigar a quais tipos de antibióticos a bactéria é suscetível, já que a administração de um medicamento errado pode piorar o quadro clínico do paciente.