Hospital Aeroporto utiliza metodologia Lean Six Sigma para aumentar qualidade e satisfação

Hospital Aeroporto utiliza metodologia Lean Six Sigma para aumentar qualidade e satisfação

A melhoria dos processos e o paciente no centro do cuidado de excelência são os norteadores do novo planejamento estratégico do Hospital Aeroporto.

Para otimizar o uso de recursos existentes, qualificar a equipe, eliminar desperdícios nos processos internos e aumentar a qualidade e satisfação do paciente com o serviço prestado, o hospital implantou a metodologia Lean Six Sigma, que coloca o paciente no centro do cuidado.

“Esse é um novo marco no processo de melhoria que a instituição vem investindo nos últimos quatro anos, além de toda etapa de reforma e modernização da estrutura física, que já foi concluída, estamos agora na etapa mais importante, que prepara o Hospital Aeroporto para ser referência no atendimento de excelência”, explica a sócia-diretora, Débora Andrade.

FOCO NA EXPERIÊNCIA DO PACIENTE

Na área da saúde, garantir um ambiente mais seguro e propício à prática assistencial, e melhorar o uso de recursos financeiros e humanos, estão na lista de prioridades. Utilizando o Lean Six Sigma (LSS), metodologia voltada à melhoria contínua de processos, é possível alcançar benefícios como a redução do tempo de permanência dos pacientes no pronto atendimento e ampliação do aumento do giro de leitos com o objetivo final de melhorar a experiência do paciente.

Além desses dois projetos, o Hospital Aeroporto priorizou a melhoria no sistema de classificação de risco na Emergência e o redesenho do fluxo dos pacientes nas unidades.

Os projetos de melhoria são desenvolvidos por equipes internas, que incluem pessoal de linha de frente, gestores médicos e algumas lideranças, esse grupo é conduzido por uma equipe de consultores externos, com experiência internacional no mercado de saúde, e atuam nos processos mais críticos.

A sócia-diretora Giselle Rêgo ressalta que o sistema de saúde vive um momento de intensa transformação, e é importante que a equipe de colaboradores esteja capacitada para atuar com excelência operacional. “Queremos que todo colaborador dentro da organização entenda que a nossa missão é acolher e cuidar de vidas, sendo o paciente o nosso foco central de cuidado, com uma assistência de qualidade e que gere satisfação”, complementou.

ALTA GESTÃO

Com o Lean, os executivos do Hospital Aeroporto se reúnem semanalmente com o grupo de pessoas envolvidas nos projetos em andamento e avaliam o desenvolvimento das ações. “Isso é muito importante para que a equipe sinta que a diretoria está envolvida em todo projeto e muito próxima para o apoio na execução. Assim, podemos identificar com dados onde estão os gargalos na instituição e atuar para melhoria contínua”, conclui Clarissa Paiva, sócia-diretora.

LEAN SIX SIGMA

“Uma mudança para uma cultura de melhoria contínua pode ser um desafio para hospitais, clínicas e demais organizações de saúde. A liderança é o elemento-chave necessário para iniciar e sustentar a mudança. Conquistar os corações e mentes da equipe é a parte mais difícil da jornada de melhoria”, explica Cristiano Gomes, Master Black Belt e consultor de projetos de Lean Six Sigma.

A implantação da cultura Lean na área de saúde gera uma transformação em todos os aspectos das organização, humanização para os colaboradores, gerando autonomia e capacitação em ferramentas para solucionar problemas.

Cristiano explica que a filosofia e técnicas derivadas do Lean Six Sigma são fundamentais para que serviços ligados à saúde possam otimizar os seus processos e eliminar tudo o que não agrega valor. Aumento da humanização no atendimento, redução da jornada do paciente e de custos operacionais, são resultados atingidos com a implantação da filosofia LSS.

HOSPITAL AEROPORTO

Inaugurado em 2004, o Hospital Aeroporto foi fundado para suprir a carência de serviços hospitalares na região de Lauro de Freitas e Litoral Norte e tornou-se referência em prestação de serviço de saúde, em especial para o atendimento de emergências e urgências.

A busca constante pelo aperfeiçoamento dos serviços e do acolhimento aos pacientes motivou uma ampla reforma e modernização da infraestrutura, que marca uma nova fase na trajetória do hospital. Com um total de 80 leitos, o Hospital Aeroporto está preparado para procedimentos de alta complexidade com um moderno Centro Cirúrgico e Unidades de Tratamento Intensivo bem equipadas e com equipes altamente qualificadas.