Hospital realizou ação de conscientização sobre outubro rosa e novembro azul

Hospital realizou ação de conscientização sobre outubro rosa e novembro azul

Durante essa semana, na quarta e quinta-feira (13 e 14 de outubro), o Hospital Aeroporto realizou uma ação de conscientização sobre o outubro rosa e o novembro azul. As equipes de Segurança e Medicina do Trabalho, junto com o RH, distribuíram bottons com a marca da campanha, e aproveitaram para falar aos colaboradores e médicos sobre a importância da prevenção do câncer de mama e próstata.

Segundo o INCA, foram previstos 66.280 novos casos de câncer de mama para 2021, no Brasil. Por isso, as ações sobre a sua prevenção são tão fundamentais. Ainda segundo o Instituto, cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis como a prática de exercícios físicos, a alimentação saudável, não fumar e evitar o consumo de bebidas alcóolicas.

O câncer de mama pode ser percebido em fases iniciais, na maioria dos casos, por meio dos seguintes sinais e sintomas:

  • Nódulo (caroço), fixo e geralmente indolor: é a principal manifestação da doença, estando presente em cerca de 90% dos casos quando o câncer é percebido pela própria mulher
  • Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja
  • Alterações no bico do peito (mamilo)
  • Pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço
  • Saída espontânea de líquido anormal pelos mamilos

Esses sinais e sintomas devem sempre ser investigados por um médico para que seja avaliado o risco de se tratar de câncer.

A ação do Hospital será realizada novamente em novembro, para lembrar a todos sobre a prevenção do câncer de próstata.