Infectologista Dr Antônio Bandeira esclarece as principais dúvidas sobre o coronavírus

Infectologista Dr Antônio Bandeira esclarece as principais dúvidas sobre o coronavírus

Última atualização: 26 de março de 2020

 

O médico infectologista coordenador da CCIH do Hospital Aeroporto, Dr Antônio Carlos Bandeira, esclarece as principais dúvidas sobre o novo coronavírus. Inicialmente, o especialista ressalta a importância de ter conhecimento e não pânico, entender e repassar as medidas de prevenção – que basicamente são higienização contínua e intensiva das mãos e profissionais de saúde utilizarem máscara, capa e luvas no momento do atendimento. Pacientes com sintomas respiratórios, ao entrar no hospital devem solicitar imediatamente a máscara cirúrgica e aguardar o atendimento.

Outro pedido do médico é que a população se conscientize sobre a lotação desnecessária nas emergências. Pacientes que tenham quadros leves em nível ambulatorial de qualquer patologia devem marcar uma consulta com o especialista para não sobrecarregar as emergências.

Casos confirmados

Na Bahia, até o momento, o Laboratório de Saúde Pública do Estado da Bahia (Lacen) confirmou mais de 100 casos do Covid-19. De acordo com Dr Antônio Bandeira, ainda temos uma situação controlada, mas é fundamental que todos sigam as orientações do governo (clique aqui para ler http://www.saude.ba.gov.br/2020/03/26/bahia-registra-104-casos-de-covid-19/).

Confira as principais respostas de Dr Antônio Bandeira sobre as dúvidas da população sobre o novo coronavírus.

Como o Covid-19 se espalha?

O novo coronavírus se espalha muito rapidamente de uma pessoa para outra por meio das mãos levadas às mucosas (boca, olhos, nariz) e, principalmente, por gotículas respiratórias em distância de menos de 2 metros.

A máscara cirúrgica previne o contágio?

Sem dúvida, principalmente quando utilizada pelos doentes, mas se você utiliza máscara também se protege do vírus. A gente não orienta que pessoas saudáveis utilizem máscara, porque senão todo mundo vai sair nas ruas de máscara e não há máscara para todos, por isso indicamos para pacientes doentes, profissionais de saúde e pessoas saudáveis em algumas situações, como idosos acima de 60 anos dentro de transportes coletivos de massa (ônibus, trem ou metrô).

Aos profissionais de saúde da área odontológica eu recomendo que utilizem, preferencialmente, a máscara N95 ppf 2,  porque eles estão muito próximos do doente e até a própria instrumentação pode gerar aerossóis.

Tem algum caso confirmado em Lauro de Freitas?

Já tivemos cerca de 5 casos confirmados em Lauro de Freitas.

O Hospital Aeroporto está preparado?

Sim. Estamos muito bem preparados, temos feito um trabalho muito intensivo desde janeiro com treinamento das equipes, treinamento do fluxo, da emergência, da recepção. Neste momento já foi definido que uma das áreas da UTI está dedicada somente para pacientes com Covid-19, estamos nos antecipando na locação de respiradores, temos uma equipe espetacular na UTI. No Hospital Aeroporto os pacientes com coronavírus têm condições de serem bem cuidados, principalmente os mais graves que necessitem ficar em UTI.

Por que a gente considera que este é um momento chave para evolução da doença no Brasil?

Esse momento é um momento chave na evolução da doença porque é o momento que estamos vendo a seguinte situação: estamos vendo a curva do coronavírus começar a subir rapidamente em São Paulo. Hoje as unidades de saúde de São Paulo estão começando a receber uma quantidade grande de doentes. Essa é uma subida que a que a gente espera, os países praticamente todos tiveram este crescimento exponencial que depois tende a reduzir construindo uma curva logística.

Este é o momento da gente se prevenir. Na Bahia a nossa diferença para São Paulo é de uma a duas semanas.

Uma pessoa pode contrair mais de uma vez o vírus?

O coronavírus ainda é uma doença muito nova, principalmente o Covid-19. A gente não sabe se a pessoa que teve o vírus e se curou não vai ter mais o vírus. É possível que sim.

Em caso de crianças gripadas, o que fazer?

Crianças gripadas em casos leves você deve fazer sempre o que o pediatra orientou, que geralmente é bastante hidratação e uso de medicamentos. Se o quadro ficar mais intenso, marque uma avaliação com seu pediatra. Em casos mais graves, como febre muito alta, convulsão e falta de ar, leve na emergência.

E o aleitamento materno?

Se a mãe está com Covid-19 não deve amamentar porque ela pode transmitir o vírus para a criança.

Está contraindicado Ibuprofeno em caso de infecção pelo vírus?

Não recomendamos uso de antibióticos não hormonais, como ibuprofeno, para pacientes que têm suspeitas de Covid-19.

Vitamina C ajuda na imunidade?

A vitamina C ajuda na imunidade geral, mas isso não quer dizer que vai criar um escudo de proteção para você e sim que, se por acaso você se contaminar, sua imunidade vai estar melhor para combater o vírus. Então é fundamental que você tenha uma alimentação saudável, faça atividades físicas e uma atividade controlada de uso de medicamentos.

Qual o grau de risco para a gestantes?

As gestantes nós sabemos que são grau de risco na influenza, mas no Covid-19 ainda vamos obter essa informação, então ainda não sabemos se as mulheres grávidas são um grupo de risco.

Quanto a antecipação da vacina, haverá aglomeração dos idosos? Qual medida tomar?

É fundamental que a gente controle o influenza que está circulando no estado da Bahia. Iniciamos com a influenza B, depois passou para A e H1N1, que neste momento tem sido o principal vírus isolado nos pacientes suspeitos respiratórios, então hoje temos o H1N1 lá em cima, por isso é importante a antecipação da vacina que começou no último dia 23 de março para os profissionais de saúde e alguns outros grupos, e depois vai ser expandido para outras pessoas.

A intubação precoce em paciente que ainda não está com indicação é uma opção para diminuir a contaminação do ambiente?

A gente tem ouvido relatos de intubação precoce para aqueles doentes que estão com um quadro mais próximo de insuficiência respiratória, em que você prefere não ficar fazendo a ventilação não invasiva, porque a ventilação não invasiva gera muito aerossóis e pode contaminar a unidade de saúde.

Quais são as áreas comuns de contaminação?

A contaminação básica é entre pessoas, mas o meio ambiente pode contribuir sem dúvidas, porque o vírus pode ficar no meio. É fundamental uma higienização contínua nos locais onde há muito toque pelas mãos, como maçanetas, interruptores de luz, teclados, celulares, mesas, todas essas áreas devem ser muito bem higienizadas. O álcool normal a 70% tem efeito fantástico para fazer a desinfecção de superfícies.

Uma gripe comum em casa quando devemos nos preocupar?

A tendência a partir de agora é que tenhamos um número cada vez maior de pessoas com sintomas gripais, nesse momento estamos vivenciando o aumento do número de casos e da temporada do H1N1 e está subindo os casos de Covid -19.

Pessoas que estão com sintomas respiratórios, mas estão bem, estáveis, não têm febre alta e prolongada, falta de ar, dor no peito, sensação de desmaio ou perda de consciência – nenhum fator diferente de uma dor de garganta simples, uma tosse seca que não perturba, essas pessoas podem permanecer em casa se hidratando bastante, tomando sintomáticos. Se esses sintomas piorarem um pouco mais elas devem se dirigir a seu médico ou se elas sentirem necessidade e esses sintomas estiverem insistindo, podem procurar a emergência.

A ausência de febre afasta Covid-19?

De forma nenhuma. Tem inúmeros pacientes que não têm febre alguma, só às vezes dor de garganta e tosse e testaram positivo para coronavírus. O primeiro paciente na Bahia só tinha dor de garganta e tosse seca.

Como fazer uma triagem em pacientes com tosse, coriza, febre ou não. Estes pacientes precisam usar máscara cirúrgica antes do primeiro atendimento médico?

No Hospital Aeroporto a gente organizou a recepção para fazer o seguinte: paciente que chega na recepção do hospital, o recepcionista pergunta o que essa pessoa tem, se esse paciente diz que tem febre, tosse, coriza, dor de garante ou falta de ar, ele recebe uma máscara cirúrgica para ficar aguardando na recepção até ser chamado pela enfermeira para o acolhimento inicial. Essa foi uma medida que saiu na frente de várias unidades de saúde da Bahia, já que adotamos esse procedimento em janeiro quando a epidemia ainda estava na China.

A orientação hoje para todas as unidades de saúde é: pacientes que chegam com sintomas respiratórios devem imediatamente usar uma máscara cirúrgica enquanto aguardam atendimento para não contaminar outras pessoas.

O outro álcool normal pode usar?

Não. O álcool para higienização das mãos é sempre o álcool entre 60 a 70 na formulação de gel para não ressecar as mãos.

Depois de lavar as mãos com água e sabão preciso passar álcool em gel?

Não. A lavagem de mãos com água e sabão já é suficiente.

Vinagre pode substituir o álcool em gel?

Não.

O que fazer para proteger idosos?

Ficar em casa. Nesse momento aproveitar a casa, ver televisão, ler livro, passear na varanda, sair nas áreas externas ventiladas, evitar visitas – principalmente de pessoas fungando, tossindo – , nada de ir para shopping center ou se aglomerar.

Crianças estão em grupo de risco?

Não.

Existe algum remédio ou soro para imunidade?

Não. Imunidade a gente faz com hábitos saudáveis: boa alimentação, prática de atividades físicas, dormir bem, não beber, fumar e nem usar drogas.