Quando devo procurar um cirurgião de cabeça e pescoço?

Quando devo procurar um cirurgião de cabeça e pescoço?

A cirurgia de cabeça e pescoço refere-se a área da medicina dedicada a avaliar e tratar as alterações na glândula tireóide, pele da face e pescoço, boca, faringe laringe, glândulas salivares e também nódulos no pescoço. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP), a especialidade trata principalmente dos tumores benignos e malignos da cabeça e pescoço.

“Esta é uma área nobre na qual o cirurgião de cabeça e pescoço (com título na especialidade, fornecido pela Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço) é fundamental para o tratamento destes tumores, pois apresenta treinamento médico específico nesta área”, explica o especialista José Castro Lima G. Filho, cirurgião de cabeça e pescoço do Hospital Aeroporto.

Pessoas que apresentam rouquidão persistente por mais de 15 dias, caroço no pescoço, sensação de corpo estranho ou lesão tipo afta que não melhora em boca ou garganta, ferimento na face ou couro cabeludo com difícil cicatrização, alteração no olfato (cheiro) e paladar (gosto) e dificuldade de engolir, devem ser avaliadas pelo especialista em cirurgia de cabeça e pescoço, principalmente os pacientes que fumam, bebem, têm exposição solar de longa data e histórico de câncer na família.