Pneumonia não é gripe!

Pneumonia não é gripe!

COMO DIFERENCIAR PNEUMONIA DE GRIPE?

A gripe é uma infecção viral e atinge, primariamente, as vias aéreas superiores, como nariz, garganta, traqueia e brônquios. Seus sintomas iniciais são espirro, coriza, mal estar, febre leve e chiado no peito. Já a pneumonia é uma infecção dos pulmões, causada por algum micro-organismo, geralmente bactérias. Começa com febre alta e causa mal estar bem maior, como falta de força, falta de ar com maior frequência, catarro amarelo e grosso.

A PNEUMONIA É CONTAGIOSA?

Ao contrário do vírus da gripe, que sobrevive bem no ar ambiente e passa de um indivíduo para o outro facilmente, as bactérias que causam as pneumonias mais comuns são menos transmissíveis. Elas acometem mais idosos ou crianças, e pessoas com o sistema imune mais enfraquecido.

SEMPRE É NECESSÁRIO INTERNAR?

Nem sempre. O exame físico dos pacientes envolve a ausculta e avaliação de quantidade de oxigênio que há no sangue: pacientes com porcentagem de oxigenação acima de 90% não precisam ser internados. Eles iniciam o tratamento com antibióticos e ficam sob acompanhamento.

COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO?

Através de uma consulta médica, baseado nos sintomas relatados e nos achados do exame físico, com auxílio de raio x simples de tórax. A depender da situação, exames de sangue também podem ser solicitados. A pneumonia é uma complicação perigosa da gripe, sendo a principal causa de internação e morte por gripe.

E O TRATAMENTO?

O tratamento da pneumonia é feito com antibióticos (quando causada por bactérias). A maior parte dos pacientes com pneumonia adquirida na comunidade (quando a pessoa se infecta em casa, durante sua rotina de vida habitual), neste caso poderá ser tratado em casa. Nos casos que necessitarem internação, o antibiótico será feito por via intravenosa. Espera-se que a melhora clínica ocorra após 2 a 3 dias de iniciado o tratamento.

EXISTEM MEDIDAS DE PREVENÇÃO?

Medidas simples como alimentação saudável e tempo adequado de sono são importantes para o organismo. Uma higiene adequada das mãos também é importante na prevenção de doenças infecciosas. Não fumar é medida essencial em quaisquer doenças respiratórias. Manter o nariz sempre limpo e hidratado e evitar ar condicionado em excesso ajudam no bom funcionamento do sistema respiratório.

A vacinação anual contra a gripe é medida importante de prevenção, assim como as vacinas pneumocócicas, que combatem a bactéria que mais comumente causa pneumonia. As vacinas pneumocócicas fazem parte do calendário de vacinação de rotina da criança. O esquema são duas ou três doses no primeiro ano de vida e um reforço aos 12 meses de idade.

No Hospital Aeroporto você conta com uma equipe de especialistas em Pneumologia. Marque sua consulta e exames: (71) 3288-8120.