Resistência aos antibióticos: Não deixe a bactéria vencer essa luta!

Resistência aos antibióticos: Não deixe a bactéria vencer essa luta!

A Semana Mundial de Conscientização Sobre o Uso de Antibióticos, de 18 a 24 de novembro, tem como objetivo chamar a atenção para o problema da resistência aos antibióticos, que é quando bactérias se tornam resistentes aos medicamentos disponíveis, e aumentar a conscientização sobre a importância do uso responsável de antibióticos.

NÃO DEIXE A BACTÉRIA VENCER ESSA LUTA

Antibióticos: O que são e para que servem?

São medicamentos utilizados para eliminar as bactérias e tratar doenças provocadas por elas, mas as bactérias têm mecanismos para se defenderem quando são expostas repetidas vezes e por longos períodos aos antibióticos. Alguns deles são mais bem tolerados quando tomados com as refeições, já outros devem ser tomados com o estômago vazio. O profissional de saúde deve orientar sobre a melhor maneira do uso, para que o tratamento ocorra com o mínimo de efeitos colaterais. Certas pessoas têm alergia a alguns tipos de antibióticos, por isso, lembre-se sempre de contar ao profissional de saúde.

Superbactérias: qual o perigo das bactérias resistentes?

Desde a sua descoberta, os antibióticos têm sido fundamentais na medicina moderna. No entanto, seu uso excessivo e persistente na saúde incentivou o surgimento e a disseminação da resistência a antibióticos, que ocorre quando as bactérias se tornam resistentes aos medicamentos usados ​​para tratá-las. Essa resistência é uma defesa natural das bactérias e pode ser transferida para outras bactérias no meio-ambiente e para as gerações seguintes, com alta capacidade de disseminação, se tornando um grave problema de saúde global, principalmente pelo uso inadequado de antibióticos.

O enfrentamento ao problema requer a participação de toda a sociedade!

Antibióticos X Anti-inflamatórios: Você sabe a diferença?

É bastante comum que algumas pessoas confundam a finalidade dos anti-inflamatórios com a função e os efeitos dos antibióticos, portanto é necessário destacar que os remédios em questão são bem diferentes.  Os antibióticos são indicados para casos em que existe uma infecção causada por bactérias, como, por exemplo tuberculose, pneumonia, entre outras. Esse medicamento não apresenta eficácia em infecções causadas por vírus e demais doenças não ocasionadas por bactérias. Já os medicamentos anti-inflamatórios possuem três funções: a anti-inflamatória como a principal, e as funções analgésica e antitérmica. Ambos os remédios podem ser usados juntos, de acordo com a necessidade do caso e sempre seguindo a orientação médica, mas é importante entender que um não cumpre a função do outro, apresentando finalidades diferentes. É importante salientar que a utilização indiscriminada de antibióticos pode gerar micro-organismos resistentes, já que existe a possibilidade de ocorrer a seleção dos mais fracos. Assim, tornam-se cada vez mais difíceis de serem eliminados.

Uso indiscriminado

Ocorre quando os antibióticos são usados para tratar infecções que não são causadas por bactérias, como resfriados, por exemplo; quando tomados em doses incorretas e quando o tempo de tratamento é inadequado. Quando se inicia o uso de um antibiótico o doente geralmente apresenta sintomas como dor e febre. Com a tomada das primeiras doses as bactérias mais frágeis começam a ser eliminadas e os sintomas melhoram. Se o paciente suspende o uso neste momento, as bactérias mais fortes que continuam vivas começam a se multiplicar novamente e os sintomas vão reaparecer. Como as novas bactérias são descendentes daquelas mais resistentes, é bem provável que o mesmo medicamento não cure mais esta infecção.

Como evitar a resistência aos antibióticos?

  • Nunca use antibióticos sem a indicação do médico ou dentista;
  • Use a dose que foi prescrita e nos horários corretos (usar doses maiores não acelera a cura);
  • Nunca pare o tratamento antes do prazo indicado, mesmo que os sintomas tenham melhorado;
  • Não use antibióticos fora do prazo de validade (podem não fazer efeito e causar resistência bacteriana);
  • Evite guardar sobras de antibióticos em casa, pois a quantidade geralmente não é suficiente para um novo tratamento.

Por que não devo misturar antibiótico com bebida alcoólica?

Na verdade, o ideal é não combinar nenhum medicamento com bebida alcoólica. Tanto os medicamentos quanto o álcool são metabolizados pelo fígado e, muitas vezes, a interação da droga com a bebida pode neutralizar os seus efeitos ou, pior, criar uma combinação tóxica que vai prejudicar ainda mais a recuperação do paciente. Essa combinação pode, inclusive, em algumas pessoas ser fatal.

Descarte consciente de antibióticos. Você sabe como fazer?

Muitos não sabem, mas o fato é que não podemos descartar medicamentos no lixo comum de nossa casa. Sabe por quê? Os remédios ajudam a cuidar da nossa saúde, mas para o meio ambiente eles não fazem nada bem. Restos de medicamentos descartados no vaso sanitário, na pia ou no lixo comum, por exemplo, podem causar contaminação no solo do lençol freático e dos rios, atingindo animais e pessoas. Para cada 1kg de medicamento descartado incorretamente, cerca de 450mil litros de água são contaminados.

Então como fazer o descarte correto? Primeiro, verifique se alguma farmácia da região participa de programas de descarte de medicamentos. Caso não encontre, procure uma Unidade Básica de Saúde. Pratique o descarte consciente e contribua com a saúde do meio ambiente.

O uso consciente de antibióticos ajudará a reduzir a ameaça de resistência aos antibióticos. Faça a sua parte!