Secretaria Municipal de Saúde ainda investiga dermatose em moradores de Patamares

Secretaria Municipal de Saúde ainda investiga dermatose em moradores de Patamares

O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) da Secretaria Municipal de Saúde está investigando a ocorrência de uma dermatose em moradores do bairro de Patamares em Salvador. Os sintomas são facilmente identificados: manchas vermelhas pelo corpo, principalmente braços e pernas, e muita coceira que duram entre cinco e seis dias.

Foram instaladas armadilhas para captura de insetos, especialmente aqueles que transmitem dengue, Zika e chinkungunya; captura de outros insetos como pulgas, carrapatos e também ácaros; aplicação de questionários epidemiológico para levantamento de casos e envio de amostras para exames no LACEN. Ainda não há uma conclusão definitiva. No levantamento, as pessoas que apresentaram as manchas vermelhas pelo corpo afirmam que elas foram precedidas por uma sensação de picada por inseto.

Pessoas de outros bairros da capital e também de Lauro de Freitas relataram casos similares, mas o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) da Secretaria Municipal de Saúde ainda investiga esses casos.

Segundo Dr. Antônio Bandeira, infectologista do Hospital Aeroporto, tudo indica que a causa está no ambiente e que a transmissão não é realizada de uma pessoa para outra. Os sintomas se parecem com de uma alergia, sem evolução grave. Dr. Bandeira explica ainda que o destaque dado a esta dermatose fez com que vários pacientes com sintomas semelhantes buscassem atendimento médico, e que em alguns casos o diagnóstico de Zika foi feito e notificado. Desse modo, foi percebido que ainda pode haver casos de Zika na região, com manifestações mais leves que nos anos anteriores, mas ainda presente. A recomendação é usar sempre o repelente contra insetos e, se surgirem manchas vermelhas na pele, procurar um dermatologista ou a emergência do hospital para uma avaliação.