Guia do Visitante

Em virtude do crescente número de casos de Covid-19 por transmissão comunitária e com o objetivo de proteger e manter a segurança dos nossos pacientes e funcionários, alteramos a rotina de visita a paciente internado, que estará suspensa por tempo indeterminado.

Durante esse período, incentivamos que o contato com o paciente internado ocorra de forma virtual, com o uso de ferramentas como Whatsapp ou outras modalidades.

As exceções serão avaliadas pela Diretoria Técnica.
Contamos com a colaboração de todos.

 

Baixe aqui a Cartilha de Orientações para Pacientes e Acompanhantes

A presença de familiares e amigos melhoram a recuperação e criam um ambiente favorável à saúde e ao bem-estar dos pacientes.

Por isso, as visitas são bem-vindas, mas é importante ter atenção a algumas regras para preservar o conforto, a tranquilidade e a segurança de todos.

  • Nos apartamentos privativos o aconselhável é ter apenas um visitante de cada vez
  • Nas enfermarias (acomodação compartilhada) só é possível um visitante de cada vez por paciente
  • Em condições normais, na UTI são permitidas três pessoas por horário de visita para cada paciente, sendo apenas um visitante por vez, ou seja, as entradas serão realizadas individualmente, com permanência máxima de 15 minutos. No entanto, neste momento de cuidados para não disseminação da Covid-19, será apenas um visitante por paciente.
  • Para os pacientes internados em apartamento privativo, é recomendado a permanência de familiar ou acompanhante durante toda a estada no hospital. Solicitamos apenas que, se houver troca de acompanhante, que ela seja feita até às 22h.
  • Para os pacientes internados em enfermaria (acomodação compartilhada), infelizmente, não é possível a permanência de acompanhantes, exceto para as crianças e adolescentes até 18 anos e para os idosos a partir de 60 anos. 
  • A vestimenta do acompanhante deve ser adequada ao local. É importante estar sempre de calça comprida, sapatos fechados e camisas que protejam o corpo. Medidas como estas são para o cuidado do próprio acompanhante. 
  • O telefone celular deve ser mantido em modo silencioso para evitar incômodo aos pacientes, pelo mesmo motivo, todos devem evitar falar alto dentro do hospital.
  • Visitantes e acompanhante não devem acessar as áreas restritas às equipes do hospital.
  • Não é permitido fumar nas dependências do hospital, nem a entrada de flores e animais.

Prevenção a fraudes

Em razão de denúncias sobre falsas ligações a familiares de pacientes em diversos hospitais do país, o Hospital Aeroporto alerta que a instituição não realiza negociações, não solicita depósitos bancários e não faz cobranças relativas a pagamentos por telefone. Toda e qualquer dúvida deve ser compartilhada com o hospital.

Não é permitida a entrada de crianças menores de 12 anos nas dependências do hospital, mesmo que elas estejam acompanhadas por um adulto. Casos excepcionais podem ser avaliados pela equipe de Enfermagem em conjunto com o Serviço Social. 

O Hospital Aeroporto mantém, permanentemente, medidas de prevenção e controle relacionadas à infecção hospitalar. O serviço é realizado por equipe multidisciplinar e especializada que faz constante vigilância epidemiológica e sanitária na instituição, onde o foco principal é a segurança do paciente.

Há várias medidas de prevenção e controle das infecções hospitalares, sendo a higiene das mãos, a principal destas medidas, por isso todos devem ter atenção com atitudes simples, mas fundamentais:

  • Higienizar as mãos ao entrar e sair do hospital;
  • Não sentar no leito do paciente;
  • Não é permitido a entrada de alimentos para pacientes. Todos os pacientes passam por avaliação nutricional e têm a sua dieta preparada exclusivamente para o quadro clínico em que ele se encontra no momento. Além disso, a entrada de alimentos pode contribuir para o risco de infecção hospitalar;
  • Não manipular cateteres, drenos, soros e artigos em uso do paciente;
  • Não visitar paciente se estiver gripado;
  • Evitar colocar objetos pessoais em cima da cama do paciente – bolsas, sacolas, celulares, capacetes e outros;
  • Respeitar as medidas de precauções e isolamentos. Se houver sinalização específica, os visitantes e acompanhantes devem perguntar à enfermagem do setor o que utilizar antes de entrar no quarto do paciente.

Para visitar um paciente, o primeiro passo é dirigir-se ao balcão Recepção de Visitante localizado no térreo. As visitas precisam se identificar apresentando um documento de identidade para que possam ter acesso ao local onde o paciente está internado (UTI, apartamentos privativos ou enfermarias).

Não são de responsabilidade do Hospital Aeroporto os valores e objetos pessoais dos visitantes e pacientes.

Os visitantes e acompanhantes devem manter bolsas, carteiras e valores pessoais sob sua guarda.

Todo e qualquer objeto encontrado nas dependências do Hospital Aeroporto deve ser entregue no Serviço de Hotelaria.

Todos os dias, durante a visita do período da tarde, o médico plantonista estará disponível para dar, pessoalmente, aos familiares e responsáveis as informações referente à evolução e ao quadro clínico dos pacientes internados na UTI.

Para garantir uma comunicação eficiente e correta, o Hospital não fornece informações por telefone, apenas o boletim médico diário, ao final do horário da visita da tarde,  às 17h.