Encerramento do curso de Cuidados Paliativos abordou estratégias de comunicação com pacientes em cuidados paliativos e suas famílias

Encerramento do curso de Cuidados Paliativos abordou estratégias de comunicação com pacientes em cuidados paliativos e suas famílias

Profissionais do Hospital Aeroporto participaram do curso sobre Cuidados Paliativos da Unime, realizado nos dias 30 de setembro, 11 e 21 de outubro, 4 de novembro, encerrado no último dia 20 com a psicóloga Larissa Mendes, que abordou estratégias de comunicação com pacientes em cuidados paliativos e com as famílias.

Estiveram presentes médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, fonoaudiólogos, assistentes sociais, administradores e farmacêuticos, reforçando a importância da integração da equipe multidisciplinar durante o tratamento e melhor experiência do paciente e sua família durante a assistência recebida.

Os cuidados paliativos são ações centradas em promover a qualidade de vida do paciente e de sua família, prestando assistência humanizada e compassiva através da prevenção e alívio do sofrimento das pessoas com doenças graves, progressivas e que ameaçam a continuidade de sua vida.

curso-cuidados-paliativos

O curso

Durante as aulas foram discutidos os princípios dos cuidados paliativos, aceitação da terminalidade de forma pessoal e profissional, a identificação das necessidades pscio-sócio-espirituais dos pacientes a fim de respeitar o sofrimento de dor e a comunicação efetiva de notícias difíceis.

“Uma mudança de pensamento e conhecimento da importância do cuidado paliativo no seu real sentido e a certeza de que a terminalidade é real, mas pode ser digna e cercada de vida no tempo que lhe resta”, relata Beatriz Pazian, Gerente de Enfermagem do Hospital Aeroporto.

O curso de Cuidados Paliativos da Unime foi organizado pela Coordenadora do Internato Profa. Dra Carolina Amoretti, e teve abertura e boas vindas do Diretor Geral da UNIFAS e do Coordenador do Curso de Medicina Prof. Dr Paulo Benigno.