Preventivo Ginecológico

O preventivo é o principal exame ginecológico e não tem por que fugir: toda mulher em idade reprodutiva precisa fazer. É a melhor forma de saber se anda tudo certo com a saúde feminina.

Toda mulher que teve ou tem vida sexual deve consultar o ginecologista,  especialmente as que têm entre 25 e 59 anos, ao menos uma vez por ano, para se submeter a uma avaliação clínica que inclui o exame de toque, o exame pélvico e a coleta do material para o Papanicolau.

O exame interno ou pélvico permite ao médico coletar material e observar o colo do útero, para detectar se há alguma doença. O  câncer cervical, também chamado de câncer de colo do útero ainda afeta muitas mulheres. No exame de toque com apalpação abdominal, o ginecologista consegue perceber se existe alguma irregularidade nos ovários, trompas de falópio e no útero.

Os casos em que o exame pélvico deve ser repetido em menos de um ano:

  • Sangramento fora das menstruações ou fluxo menstrual muito intenso
  • Sangramento após a menopausa
  • Irritação ou coceira nos genitais ou corrimentos suspeitos
  • Dor e sangramento durante a relação sexual
  • Presença de sinais estranhos como manchas, verrugas ou vermelhidão na vulva (a região da entrada da vagina).

Exame Papanicolau

O nome “Papanicolau” é uma homenagem ao patologista grego Georges Papanicolaou, que criou o método no início do século.
Esse exame é a principal estratégia para detectar lesões precocemente e fazer o diagnóstico da doença bem no início, antes que a mulher tenha sintomas. É fundamental a realização do exame preventivo, pois sua realização periódica permite que o diagnóstico seja feito cedo e reduza a mortalidade por câncer do colo do útero. O exame preventivo é indolor, simples e rápido.

Além da detecção do câncer de colo de útero ainda na fase pré-clínica (sem sintomas), o exame Papanicolau auxilia no diagnóstico de outras questões, como:

  • Alterações no colo do útero ocasionadas pelo HPV (lesões internas);
  • Infecções e inflamações vaginais;
  • Doenças sexualmente transmissíveis que não manifestam sintomas externos.

Equipe

Dra Ângela Marias Campos – CRM-BA 5728

Dr Ivan de Carvalho Mascarenhas  – CRM-BA 6634

Dr Joalves de Souza Alves – CRM-BA 11438

Agendamento

Central de marcação: (71) 3288-8120.

De segunda a sábado, das 7h às 19h.

Para agendar pelo plano de saúde:  é importante que o paciente tenha em mãos a solicitação médica, assinada e carimbada, a carteira do convênio e um documento de identificação.

Particular: para agendar o exame é importante que o paciente tenha em mãos a solicitação médica, assinada e carimbada, e um documento de identificação.