CPRE – Colangiopancreatografia
Retrógrada Endoscópica

A Colangiopancreatografia Retrógrada Endoscópica ou CPRE é um procedimento indicado para diagnóstico e tratamento de doenças das vias biliares e do pâncreas. Utiliza, simultaneamente, a endoscopia digestiva, procedimento que consiste na utilização de tubos flexíveis que permitem a visualização de imagens do trato digestório em monitores de televisão, e a imagem fluoroscópica para diagnosticar e tratar doenças associadas ao sistema biliar e pancreático.

Esta técnica tem a vantagem de permitir, numa mesma sessão, detectar e tratar anomalias da árvore biliar e/ou do canal pancreático principal, recorrendo a diversos acessórios especializados que se passam através do duodenoscópio.

Assim, é possível durante uma CPRE extrair cálculos, executar dilatações do canal com balão ou colocar uma prótese.

Indicação

A CPRE está indicada na avaliação e no tratamento das seguintes situações de doença biliar e pancreática:

  • Obstrução biliar secundária à presença de cálculos
  • Estenoses benignas e malignas do ducto biliar
  • Fístulas biliares
  • Complicação da pancreatite aguda (pseudocisto pancreático)
  • Pancreatite crônica
  • Litíase sintomática do canal pancreático
  • Diagnóstico de neoplasias malignas do pâncreas, através da realização citologia e biopsias

Preparo

Como o procedimento é realizado sob anestesia geral, se faz necessário a avaliação prévia com médico anestesista para que a anestesia seja realizada com segurança. É importante comunicar ao médico que irá realizar o exame se faz uso de anticoagulantes, pois pode ser necessária sua suspensão alguns dias antes do procedimento visando minimizar o risco de sangramento. Para realização do exame é necessário que o estômago esteja vazio. O paciente deverá permanecer em jejum completo por pelo menos oito horas.

Agendamento

Central de marcação: (71) 3288-8120.

De segunda a sábado, das 7h às 19h.

Para agendar pelo plano de saúde:  é importante que o paciente tenha em mãos a solicitação médica, assinada e carimbada, a carteira do convênio e um documento de identificação.

Particular: para agendar o exame é importante que o paciente tenha em mãos a solicitação médica, assinada e carimbada, e um documento de identificação.