Colonoscopia

A colonoscopia permite a avaliação do cólon (intestino grosso) por meio do colonoscópio – um tubo longo, fino e flexível que é introduzido através do reto. Com o exame, o médico pode observar as imagens captadas pelo aparelho em um monitor de vídeo.

Indicação

A colonoscopia é indicada, periodicamente, para a prevenção de câncer intestinal em pessoas maiores de 50 anos.

Para os demais pacientes, o exame pode ser requisitado em caso de:

  • Dores abdominais de causa desconhecida;
  • Sangramento intestinal;
  • Diarreia ou constipação crônica;
  • Exame de sangue oculto nas fezes com resultado positivo;
  • Investigação de anemia ferropriva;
  • Suspeita de câncer de cólon;
  • Confirmação de resultados anormais em exames não invasivos, como radiografias, tomografias e ultrassonografias;
  • Acompanhamento de pacientes que tiveram pólipos removidos previamente.
  • Na presença de pólipos, o colonoscópio é capaz de removê-los totalmente. Ele também pode retirar amostras para fazer a biópsia de lesões suspeitas.

Preparo

É fundamental que o intestino grosso esteja muito bem limpo para que o exame seja satisfatório. Para isto, alguns passos devem ser seguidos: na véspera do exame, toda a dieta deve ser de consistência líquida. À noite, o paciente deve tomar um laxante. Na manhã seguinte, a dieta será leve. Quatro horas antes do exame, o paciente deve tomar um líquido doce, que ajudara a limpar o intestino. Importante beber muita água nesta fase, para repor os líquidos que o intestino deve perder. Anticoagulantes e aspirinas devem ser suspensos com base nos protocolos adotados pelo Hospital Aeroporto. Todas as orientações serão dadas pela equipe de enfermagem.

Importante informar ao médico a respeito de alergias, medicamentos em uso e eventuais problemas de saúde conhecidos (principalmente cardíacos e pulmonares).

O paciente deve ir ao exame acompanhado de um adulto.

Agendamento

Central de marcação: (71) 3288-8120.

De segunda a sábado, das 7h às 19h.

Para agendar pelo plano de saúde:  é importante que o paciente tenha em mãos a solicitação médica, assinada e carimbada, a carteira do convênio e um documento de identificação.

Particular: para agendar o exame é importante que o paciente tenha em mãos a solicitação médica, assinada e carimbada, e um documento de identificação.