Internamento

  1. Realizar o pré-internamento

O paciente deve reunir os seguintes documentos:

– Documento de Identificação (RG E CPF)

– Carteira do Plano de Saúde atualizada

– Relatório Médico indicando a Cirurgia Eletiva e os Exames

– Termo de Consentimento Informado

– Em caso de plano de saúde individual, o paciente poderá trazer o comprovante de pagamento, para agilizar a autorização.

A documentação deverá ser enviada por e-mail: internacaoeletiva@hospitalaeroporto.com.br.

Ou entregue pessoalmente no setor de Internamento do Hospital Aeroporto, aberto todos os dias, das 6h às 18h.

 

  1. Autorização do procedimento

A equipe da Central de Internamento iniciará o processo de autorização junto ao plano de saúde, em até 24h após o recebimento da documentação. Para procedimentos com OPME (Órteses, Próteses e Materiais Especiais), o prazo será de 48h.

Em até 15 dias, o setor de internamento entrará em contato com o paciente para informações sobre o status da autorização.

Caso haja negativa do plano de saúde, o paciente será informado para a tratativa administrativa com o convênio.

 

  1. Agendamento da cirurgia e consulta pré-anestésica

Assim que o procedimento estiver autorizado junto ao plano de saúde, a Central de Internação do Hospital Aeroporto entrará em contato com o médico cirurgião para programar a data da cirurgia.

O paciente será comunicado sobre o agendamento da cirurgia e informado sobre a consulta pré-anestésica. É importante que o paciente já tenha realizado os exames pré-operatórios para trazer na consulta e agilizar o seu procedimento.

Qualquer dúvida que o paciente tenha nessas etapas, deve entrar em contato com o Setor de Internamento, pelo e-mail internacaoeletiva@hospitalaeroporto.com.br ou pelo telefone (71) 3288-8125.

O paciente e/ou responsável pelo internamento deve estar ciente que procedimentos como consultas, cirurgias, exames e materiais não cobertos pelo seu convênio deverão ser pagos separadamente e previamente como particular.

Se o paciente ou seu responsável desejarem, poderão solicitar a mudança do tipo de acomodação. Para isso, será necessário verificar a disponibilidade de apartamento privativo e realizar o pagamento da diferença de valores antes da realização da transferência.  

Já na admissão do internamento, o paciente recebe uma pulseira de identificação branca com seu nome completo, data de nascimento, convênio de saúde, número do prontuário e data do internamento. Esta pulseira acompanhará o paciente todo o tempo em que ele permanecer internado no hospital e seus dados serão checados pela equipe assistencial a cada procedimento que venha a ser realizado.

Todo paciente tem o direito a receber uma cópia detalhada da sua conta hospitalar, para isto, basta solicitar o documento à equipe do Serviço Social.

A alta hospitalar e a transferência para outro hospital só poderão ser feitas após a liberação médica

 

O Hospital Aeroporto compreende a importância dos pacientes terem fácil acesso às suas informações médicas mas, ao mesmo tempo, precisa preservar a privacidade dos registros. Por isso, há alguns procedimentos para a entrega de cópia do Prontuário Médico.

  • Mas o que é o Prontuário Médico?

É um conjunto de documentos que contém o registro de todas as informações referentes aos cuidados prestados ao paciente pela equipe multiprofissional. É a principal ferramenta de comunicação entre os profissionais que participam da assistência ao paciente.

As informações contidas no prontuário são de propriedade do paciente, sendo a guarda física responsabilidade do Hospital. Toda informação gerada tem caráter sigiloso, apenas as pessoas que participam dos cuidados ao paciente e aquelas autorizadas por ele ou por seu representante legal poderão ter acesso ao prontuário. Em caso de necessidade de cópia do documento, deverá o próprio paciente ou seu representante legal solicitá-la ao Serviço Social, após a alta do paciente.

O plano alimentar dos pacientes internados é composto por seis refeições diárias, conforme quadro clínico.

Desjejum: 07h30       

Colação: 10h       

Almoço:12h

Lanche: 15h                     

Jantar: 18h        

Ceia: 21h

Quando o paciente é internado no hospital ele recebe a visita do nutricionista para a Avaliação Nutricional. Neste momento, é muito importante que o paciente diga quais alimentos gosta e quais não gosta e se tem alguma alergia alimentar. As refeições serão elaboradas de acordo as informações fornecidas pelo paciente em conjunto com a prescrição médica.

O pagamento das refeições para acompanhantes depende do contrato entre o cliente e seu convênio de saúde, esta orientação será fornecida pela equipe no momento da internação. Para aqueles contratos em que o convênio cobre as despesas das refeições, o acompanhante vai recebê-las no quarto, logo após a entrega da refeição do paciente. 

Para as refeições que não são cobertas pelo convênio, os acompanhantes e visitantes têm algumas opções:

  • Máquinas de lanches na Recepção Principal e na Recepção da Emergência;
  • Lanchonete na entrada do Hospital aberta de segunda-feira a sábado, entre 7h e 19h, e aos domingos, das 7h às 16h.
  • Comprar as refeições diretamente com o hospital, efetuando o pagamento na Recepção da Emergência. Para isto, basta ligar para a Unidade de Nutrição (ramal 8177), informar-se sobre o cardápio do dia e realizar o pagamento, antecipadamente, na Recepção da Emergência. Este procedimento é necessário para que o serviço de nutrição planeje a preparação com antecedência. Para reservar as refeições veja com a atenção os horários:  desjejum até às 21h do dia anterior; almoço até 08h e jantar até 15h.
  • Atenção: é proibida a entrada com alimentos e bebidas, de qualquer tipo, nas dependências do hospital, também não é permitida alterar ou interferir na dieta prescrita para o paciente. O plano nutricional leva em conta a prescrição médica e as preferências do paciente e é parte importante de tratamento de saúde.

Para maior conforto do paciente, o Hospital Aeroporto sugere que traga objetos e produtos de higiene pessoal, como escova de dentes, creme dental, sabonete, shampoo e chinelos. Apenas o necessário para sua estadia.

Toda roupa de cama e banho necessária, tanto para o paciente como acompanhante, será fornecida pelo hospital.

O Hospital Aeroporto está empenhado em proporcionar ao paciente e sua família uma experiência voltada para seu conforto e bem-estar. Toda a equipe do hospital está pronta para ouvir e ajudar em qualquer dificuldade que possam ter.

Se não conseguirmos atender as expectativas, pedimos aos pacientes e suas famílias que falem conosco, conversem com a equipe do setor em que estão sendo atendidos. Mas, se ainda assim, o problema não for solucionado, podem nos enviar um e-mail comunicacao@hospitalaeroporto.com.br ou ainda preencher um dos formulários da pesquisa de satisfação que estão disponíveis em todo o hospital.