Mamografia

A mamografia é um exame radiológico para avaliação das mamas. O mamógrafo é um aparelho de raio-X digitalizado, adaptado para fazer o exame das mamas e pode identificar nódulos e outras alterações nos seios que possam indicar a presença do câncer de mama.

É um exame fundamental para detectar o câncer de mama ainda em estágio inicial, o que facilita o tratamento e aumenta as chances de cura da paciente. A detecção do câncer pode ser feita, inclusive, antes mesmo de ser identificado clinicamente por meio da palpação.

Periodicidade

A principal indicação da mamografia é para o rastreamento do câncer de mama. Nesse caso, o Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR), a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) e a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO) recomendam que a mamografia deva começar a ser feita a partir dos 40 anos, anualmente, para mulheres da população geral.

Quando a paciente possui casos de câncer de mama na família, em parentes de primeiro grau (mãe, irmã e/ou filha), é recomendável que inicie antes os exames preventivos, a partir dos 30 anos ou 10 anos antes da idade em que a parente próxima foi diagnosticada.

A mamografia, no entanto, não é recomendada antes dos 25 anos porque a mama é mais susceptível à radiação nessa faixa etária. Mesmo mulheres que tiveram casos familiares muito cedo (aos 30 anos, por exemplo), devem esperar até os 25 para fazer a primeira mamografia. Antes disso, a indicação nesses casos são ultrassonografias.

Preparo

A mamografia é um exame que pode causar algum desconforto, pois a mama é comprimida no mamógrafo, para que possa ser feita a leitura correta do tecido mamário. Por isso, recomenda-se evitar a mamografia durante o período menstrual, quando a região pode ficar mais sensível.

Equipe

Dra Mychely Fernandes Rego – CRM-BA 15201

Agendamento

Central de marcação: (71) 3288-8120.

De segunda a sábado, das 7h às 19h.

Para agendar pelo plano de saúde:  é importante que o paciente tenha em mãos a solicitação médica, assinada e carimbada, a carteira do convênio e um documento de identificação.

Particular: para agendar o exame é importante que o paciente tenha em mãos a solicitação médica, assinada e carimbada, e um documento de identificação.