Artroscopia: alternativa minimamente invasiva para cirurgias de quadril

Artroscopia: alternativa minimamente invasiva para cirurgias de quadril

A artroscopia — técnica que utiliza o artroscópio (equipamento composto por uma haste longa com uma câmera acoplada), permite a realização tanto de procedimentos que visam diagnosticar uma lesão, quanto reparar um problema articular. Sendo uma técnica minimamente invasiva, na qual são realizados de 2 a 3 incisões de aproximadamente 1 cm cada, há menor perda de sangue, menos dor no pós-operatório e reabilitação mais rápida.

Muitos fatores podem estar relacionados às dores no quadril, podem ser desde problemas decorrentes do envelhecimento da articulação do quadril, como também o desenvolvimento de outras doenças em pacientes jovens e mesmo em atletas. O médico especialista em ortopedia e traumatologia, com subespecialidade em cirurgia do quadril, Lauro Magalhães, tem realizado a artroscopia com sucesso no centro cirúrgico do Hospital Aeroporto. Dr. Lauro integra o grupo de quadril e trauma ortopédico do hospital, além de ser membro das sociedades brasileiras de Traumatologia e Ortopedia, de Quadril e de Trauma Ortopédico.

INDICAÇÕES DE CIRURGIA

Dr. Lauro explica por que a cirurgia de artroscopia do quadril é um procedimento efetivo e quais as principais indicações. “A principal indicação da cirurgia é para o tratamento de impacto fêmoro-acetabular (IFA), ou seja, quando o paciente apresenta alguma alteração anatômica na cabeça e/ou colo do fêmur, o maior osso no corpo humano, e que desempenha um papel importante na sustentação do esqueleto. Além disso, a cirurgia também é a alternativa indicada em casos de lesão do lábio acetabular, sendo um procedimento com altas taxas de sucesso e melhora clínica dos pacientes”, finalizou.

Como qualquer procedimento cirúrgico a artroscopia de quadril pode apresentar complicações, porém estas são raras e em geral não são graves. A complicação mais comum é a parestesia (formigamento) que pode acontecer em algumas regiões: períneo, genitais, região lateral (de fora) da coxa, e dorso do pé – e tendem a desaparecer com o tempo