Quando operar as varizes?

Quando operar as varizes?

As varizes são veias dilatadas e deformadas, de coloração púrpuro-azulada, que surgem ao longo das pernas e podem causar dor e inchaço. Sua ocorrência é mais comum em pessoas que necessitam ficar em pé por longos períodos e em mulheres que usam hormônios femininos por tempo prolongado.

As veias das pernas possuem válvulas que se abrem e se fecham para que o sangue, que chega na região dos membros inferiores, consiga retornar até o coração. Contudo, às vezes, essas válvulas não funcionam com eficiência e o sangue empoça nas veias provocando deformação, inchaço e alterações na sensibilidade da pele, resultando em dilatação devido à pressão.

A princípio, aquelas veias dilatadas, de aspecto tortuoso, cor azulada e que ficam bem visíveis na batata da perna podem representar somente um problema estético. Nesses casos, por mais que o indivíduo tenha varizes espalhadas por toda a região dos membros inferiores, não há a manifestação de sintomas como dor, queimação ou ardência, principalmente quando se fica muito tempo em pé. Por outro lado, há quem possua varizes minúsculas, nem tão visíveis, mas que provocam um desconforto tremendo que só melhora quando as pernas ficam de repouso para cima.

Sintomas

Um dos sintomas iniciais é a sensação de cansaço nas pernas. Além disso, pode haver a formação de edemas, pois o mesmo não consegue retornar. É importante ficar alerta quando as veias passam a apresentar um aspecto muito inchado e os sintomas prejudicam a qualidade de vida do paciente. O tratamento precoce deve começar o quanto antes, porque varizes podem levar a complicações.

Tratamentos

A cirurgia é importante para fechar os pontos de refluxo e retirar apenas as veias superficiais dilatadas. Existem três indicações para o procedimento:

  1. Estética – para resolver o problema e prevenir a piora do quadro;
  2. Funcional – quando as veias estão muito dilatadas e o paciente apresenta sintomas;
  3. Urgência – em casos caracterizados quando o paciente apresenta inflamação da safena magna na coxa, e quando há progressão para a região da virilha, criando o risco de embolia pulmonar.

Antes de operar, o ideal é avaliar se a cirurgia traz beneficio estético e/ou funcional ao paciente. Caso contrário, o uso de meias elásticas é mais indicado. Porém o médico especialista deve indicar qual o melhor tipo para o seu caso.

Classificação

Segundo a classificação clínica para as doenças venosas crônicas (CEAP), a cirurgia só é indicada para os portadores de varizes de CEAP 2, 3, 4, 5 e 6:

– O nível 2 corresponde a varizes com mais de 4 milímetros de diâmetro;
– No nível 3, junta-se a esse fator mais edemas (inchaço por excesso de líquidos);
– O nível 4 há pigmentação e eczema (inflamação da pele);
– No nível 5, há presença de uma úlcera cicatrizada;
– E no último nível, 6, há presença de uma úlcera aberta.

O tratamento depende da progressão da doença. Por exemplo, se os sintomas ainda não existem, mas há predisposição familiar, é importante fazer exercícios físicos diários, como caminhadas de pelo menos 30 minutos, focando na prevenção das varizes.

Para agendar a sua consulta, clique aqui.