Quando um paciente deve buscar um especialista de Cabeça e Pescoço?

Quando um paciente deve buscar um especialista de Cabeça e Pescoço?

A Cirurgia de Cabeça e Pescoço é a especialidade médica que trata os tumores benignos e malignos desta região do corpo, como: a glândula tireoide; lesões da pele, da face e do pescoço; lesões da boca; laringe (órgão da voz); nódulos em pescoço; e, também, lesões em fossa nasal e glândulas salivares.

Quando um paciente deve buscar um especialista de Cabeça e Pescoço?

É importante buscar a avaliação de um especialista quando o paciente apresentar:

  • tumores em glândula tireoide;
  • feridas que não cicatrizam na pele da face e do pescoço;
  • feridas na boca;
  • dor ou dificuldades de engolir;
  • sensação de corpo estranho na garganta que não melhora;
  • nariz entupido que não melhora;
  • escarro com sangue;
  • rouquidão há mais de 15 dias;
  • caroço no pescoço.

O Cirurgião Cabeça e Pescoço avaliará os sintomas apresentados pelo paciente por meio de exame físico e exames de imagem, que auxiliam no diagnóstico e na indicação de tratamento.

Palavra do especialista

“A face é uma região nobre do corpo humano, então o Cirurgião de Cabeça e Pescoço, com especialidade reconhecida pela sociedade médica brasileira, é fundamental para o tratamento de tumores nesta área, pois apresenta treinamento médico específico”, explica o Dr. José Castro Lima Geraldes, especialista em cabeça e pescoço.

O Dr. Castro ainda explica que, “As pessoas devem procurar o especialista, sem temer um possível diagnóstico de tumor, pois quanto mais cedo a descoberta da doença, mais alta é a chance de cura. Caso o paciente não procure orientação no início dos sintomas, a doença estará sempre em crescimento e sua chance de cura diminuirá”, alerta o médico cirurgião.

O que trata a especialidade

Dentre os procedimentos diagnósticos realizados pelo cirurgião de cabeça e pescoço destacamos a faringolaringoscopia, realizada para examinar, avaliar e, eventualmente biopsiar, lesões da laringe e faringe.

Dentre as cirurgias mais comumente realizadas pela especialidade podemos citar as tireoidectomias, traqueostomias, cirurgias de glândulas salivares (parótida, submandibular), tumores da boca e da laringe, câncer de pele face e pescoço, e caroços nesta região.

Consultório no Hospital Aeroporto

No ambulatório do Hospital Aeroporto, o paciente conta com médicos especialistas em Cirurgia de Cabeça e Pescoço para realizar sua consulta. Fazem parte da equipe, o Dr. José Castro Lima Geraldes e o Dr. Geraldo Rigner Armentano.

Para mais informações sobre consulta, entre em contato com a central de atendimento: (71) 3288-8120