Reabertura das academias: cuidados para um retorno mais seguro

Reabertura das academias: cuidados para um retorno mais seguro

Junto com a pandemia da Covid-19, veio o alerta sobre algumas doenças já conhecidas, e associadas como fatores de risco e de morbidade em relação ao vírus, entre elas a diabetes, a hipertensão e a obesidade, tendo juntas um fator comum associado que é o sedentarismo. Com a diminuição dos casos na cidade de Salvador e RMS, a prefeitura iniciou a fase de retomada das atividades, incluindo reabertura de academias de ginásticas, CrossFit e similares, com isso, se imagina que um número grande de pessoas recorram a esses locais para iniciar ou retomar uma atividade física, sendo imprescindível que alguns cuidados sejam tomados.

O médico ortopedista Luis Filipe Daneu, preparou algumas dicas para ajudar em um retorno mais seguro.

CUIDADOS NECESSÁRIOS

“Em primeiro lugar, não podemos esquecer que continuaremos convivendo com a Covid-19, suscetível à fácil contaminação, então, o uso de máscaras durante a atividade física, seja em ambiente fechado ou ao ar livre, é fundamental. Além disso, o reforço constante de higiene das mãos e dos equipamentos utilizados, garrafa de água individual para hidratação e manter o distanciamento adequado são fatores que contribuem para um retorno mais seguro”, reforça o médico.

NÍVEL DE INTENSIDADE

Para as pessoas que já praticavam atividade física antes da pandemia, o retorno deve ser gradual para evitar lesões, com cerca de 30 a 40% da intensidade praticada antes de interromper a rotina de treino. Essa intensidade deve ser aumentada em cerca de 10% por semana até chegar ao seu nível prévio.

Para os que pretendem iniciar uma atividade física o primeiro passo é realizar uma avaliação médica e ser orientado e acompanhado por um educador físico. A mesma orientação serve para o retorno de pessoas que foram acometidas pelo coronavírus, independente do nível de atividade.

BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSISCA

A prática de exercício físico é benéfico ao corpo e a mente, especialmente em momentos de estresse como o que estamos enfrentando neste momento. A prática de atividade física ajuda no combate do sobrepeso e da obesidade, melhora os níveis de ansiedade e a qualidade do sono, fatores importantes para uma boa saúde.

“A conquista dos benefícios só vai ocorrer com a manutenção e regularidade da atividade física. Vamos voltar aos esportes e exercícios com todos os cuidados, respeitando as regras e mantendo a saúde em dias”, finaliza Luis Filipe Daneu.