Ultrassom Morfológico do 1º Trimestre

Ultrassom Morfológico do 1º Trimestre

Precisamos falar sobre o Ultrassom Morfológico do 1º Trimestre

O exame mais importante de toda gestação. Você sabe por que? Através desse exame é possível avaliar se a paciente possui um risco aumentado ou não para o desenvolvimento da anomalia cromossômica, como Síndrome de Down. Para entender melhor, imagine que todos nós possuímos 23 pares de cromossomos, que funcionam como “gavetas”, onde é armazenada todas as informações do organismo. A Síndrome Down é conhecida como a trissomia do cromossomo 21, porque na “gaveta” 21, ao invés de se ter 2 cromossomos, existem 3, um a mais do que o par formado normalmente.

Além disso, é possível analisar a morfologia fetal do bebê, diagnosticar casos de gestação de gêmeos e rastrear pré-eclâmpsia (PE), caracterizada pela presença de hipertensão arterial.

Quando fazer?
O ultrassom morfológico do 1º trimestre deve ser realizado entre 11 semanas e 13 semanas e 6 dias. Esse exame não utiliza radiação para formar a imagem projetada no monitor.

No Dia Mundial da Síndrome de Down, o nosso alerta vai para a importância de realizar esse exame no período indicado, por um profissional capacitado e com equipamentos que garantam a segurança do diagnóstico e maior tranquilidade para a gestante.

Aqui no Hospital Aeroporto contamos com aparelhos de última geração para a realização desse exame, além de profissionais qualificados e certificados pela Fetal Medicine Foundation.