Conheça o ultrassom morfológico

Conheça o ultrassom morfológico

O ultrassom morfológico deve ser feito no primeiro e segundo trimestre da gestação. No 1º trimestre, ele é importante para o pré-natal do bebê por três fatores:

  1. Avalia o risco de ocorrência de anomalias cromossômicas, como a Síndrome de Down.
  2. Análise da morfologia fetal: avalia de forma mais completa a formação do bebê e diagnostica casos de gestação de gêmeos.
  3. Rastreio de pré-eclâmpsia (PE): identifica as gestantes com maior risco de desenvolver PE, caracterizado pela presença de hipertensão arterial, e auxilia no acompanhamento pré-natal.

Já o exame morfológico do 2º trimestre, deve ser realizado entre 20 e 24 semanas de gestação, pois esta é a melhor época para visualizar com o ultrassom, as alterações anatômicas e fazer uma avaliação detalhada sobre a morfologia do bebê. Nele, também é feita a medida do Colo uterino, para detecção dos casos que terão maior risco de Trabalho de Parto Prematuro.

Apesar de ser um exame confiável, que não utiliza radiação para formar a imagem projetada no monitor, a presença do profissional capacitado e com equipamentos adequados são fatores importantes para a segurança do diagnóstico e maior tranquilidade para a gestante. Antes de agendar seu exame, avalie se o médico ultrassonografista é devidamente capacitado para assistência obstétrica.